Caminhão com carga

Tecnologia no transporte de cargas: sua empresa já está usando?

Empresas de todos os segmentos buscam formas de se tornarem mais eficientes em seus processos, mais competitivas no mercado e conquistarem mais oportunidades de negócios. E isso não é diferente para os negócios da área de logística e transporte.

O impacto da tecnologia vai muito além da automatização de tarefas, pois também modifica a estratégia da empresa e oferece novas perspectivas. No decorrer deste post mostraremos os impactos da tecnologia no transporte de cargas, ressaltando a sua grande importância para as empresas do setor. Confira!

A tecnologia no transporte de cargas

Nos últimos anos vivenciamos uma verdadeira revolução tecnológica, que impactou de maneira profunda a nossa vida. Essas mudanças também foram sentidas pelas empresas de todos os segmentos, inclusive na logística.

Dificilmente encontramos um negócio que não desfrute dos benefícios de algum recurso tecnológico, principalmente quando falamos em transporte de cargas, setor em que a tecnologia se fez indispensável.

Por isso, é indiscutível o impacto positivo proporcionado pela tecnologia e inovação dentro da rotina das empresas de transporte. Afinal, o apoio tecnológico tem sido determinante para melhorar a eficiência dos deslocamentos, tornando as operações menos onerosas e mais ágeis.

Além disso, a tecnologia é um fator que demonstra a preocupação das transportadoras em desenvolver suas atividades de maneira mais alinhada às novas demandas de um mercado altamente competitivo.

Benefícios da tecnologia na logística

Os inúmeros avanços tecnológicos dos últimos anos têm proporcionado um ganho significativo de eficiência e qualidade à logística empresarial.

Com isso em mente, trouxemos os principais benefícios que o investimento em tecnologia proporciona às empresas de transporte, veja:

1 – Redução de custos

Algumas soluções tecnológicas permitem que sua empresa tenha um controle sobre todos os custos envolvidos na operação. Desta forma, é possível traçar estratégias para diminuir algumas despesas específicas.

Uma maneira de controlar os custos e processos envolvidos na sua transportadora é utilizando um controle financeiro. Com ele é possível controlar todas as entradas e saídas de recursos da sua empresa e elencá-las por categorias.

Desta forma, você tem um controle sobre todos os gastos que realizou em determinado período, podendo controlar muito melhor os recursos.

2 – Amplo controle da frota

A tecnologia também permite um melhor controle da frota. Por meio de softwares, é possível apurar a quilometragem percorrida pela rota, bem como o consumo de combustível. A velocidade mantida e quantidade de paradas realizadas durante o trajeto são parâmetros que o gestor também pode verificar de forma prática.

Tais funcionalidades são a base de uma gestão que integra todas as áreas da empresa e tem condições de se tornar mais competitiva.

3 – Obrigações fiscais em dia

Os profissionais da área entendem que a operação logística é complexa e exige a emissão de diversos documentos fiscais bem como o pagamento de tributos que incidem sobre o serviço de transporte rodoviário.

Com este atributo em mente, a decisão de implantar algum tipo de tecnologia no transporte de cargas aumenta a segurança do processo, além de torná-lo mais ágil e eficaz.

Tendências tecnológicas na logística

Conforme visto, a logística é um dos setores que mais se beneficiam dos avanços tecnológicos. A seguir, você encontra algumas tendências tecnológicas para a logística em 2022. Confira!

Sistemas SaaS

Contar com informações atualizadas em tempo real é fundamental. Por meio delas você consegue monitorar o status do transporte de cada pedido, evitando imprevistos em relação aos prazos de entrega.

A principal tendência para manter as informações da sua empresa de logística atualizadas é o uso de tecnologias que permitem o compartilhamento de dados. Sistemas SaaS (Software as a Service), normalmente são construídos com base na computação em nuvem, permitindo não só o compartilhamento de informações, mas a sua atualização em tempo real.

Assim, seu cliente pode se preparar e planejar o recebimento dos pedidos, abrindo espaço em seu estoque ou agilizando seus processos.

Inteligência artificial

Um relatório da IBM em conjunto com a DHL aponta a inteligência artificial como um dos maiores potenciais para a área. Ela pode atuar, principalmente, na otimização das suas rotas, de acordo com os destinos de entrega e o trânsito. Desta forma, você conseguirá realizar entregas mais ágeis e, assim, garantir a satisfação dos seus clientes.

Existem diversos sistemas que realizam o planejamento das rotas para otimizar as vendas, economizar combustível e tempo. Este mesmo tipo de planejamento pode e deve ser feito na logística de distribuição.

Cultura data driven

Para que você tenha um planejamento mais otimizado e possa tomar decisões mais assertivas é fundamental contar com apoio dos dados, transformando o planejamento logístico em data driven (orientado aos dados).

Esta metodologia de tomada de decisão é uma tendência extremamente moderna. É por meio dela que as empresas podem observar os gargalos com exatidão e tomar ações acertadas para o crescimento do seu negócio.

A empresa que está inserida na cultura data driven sai na frente. De acordo com pesquisa divulgada pela Cappra Institute, somente 35% das empresas brasileiras utilizam o data driven na tomada de decisões. Assim, empresas que utilizam tecnologias como esta, podem se tornar muito mais competitivas.

Como vimos, a tecnologia está impactando profundamente e de forma benéfica a rotina do setor logístico. A PD Sistemas oferece o que há de mais moderno nesse segmento.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça o Sênior Logística, um completo software de gestão que pode revolucionar a maneira como você gere o seu negócio.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos