Homem no computador

Saiba os motivos pelos quais a sua empresa precisa contar com o apoio de um ERP

Quando é preciso lidar com dados e informações de forma manual, sem o auxílio de um sistema ERP, as atividades se tornam mais morosas, levando muito mais tempo para serem realizadas. Ao levar mais tempo para a realização de uma atividade, os custos atrelados a ela acabam subindo, principalmente devido a baixa produtividade.

Por outro lado, quando se tem o apoio de um software ERP, você e sua equipe conseguem realizar as tarefas com muito mais agilidade, otimizando tempo e ainda reduzindo custos. Quer saber mais como o ERP funciona e pode contribuir na sua gestão? Continue a leitura deste artigo!

O que é um sistema ERP?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning e ele é uma ferramenta que auxilia na gestão dos negócios. Com ele, é possível integrar todos os setores da sua empresa, como compras, vendas, estoque, produção, logística, financeiro e controladoria, facilitando assim o fluxo das informações e troca de dados entre todos os departamentos.

Desta forma, o gestor tem acesso a todas as informações dos processos da organização, fazendo com que as decisões se tornem mais assertivas. Além disso, o armazenamento das informações se dá de maneira muito segura, se comparado ao uso de controles manuais ou mesmo softwares com hospedagem local.

Por meio de um sistema ERP a comunicação entre os setores é sistematizada, tornando a operação da sua empresa ágil e evitando erros de processo. Hoje, os ERPs estão cada vez mais democratizados e acessíveis a todas as empresas, principalmente aos micros e pequenos empresários. Uma gestão profissional, por meio do ERP, deixou de ser utilizada apenas por empresas de grande porte.

Como o ERP te ajuda a ganhar tempo?

Agora que você já sabe o que é um sistema ERP, é importante entender melhor como ele atua na otimização do tempo da sua empresa. Confira:

Planejamento de atividades

Planejar as atividades diárias é fundamental para que você consiga reduzir imprevistos. Logo, ao contar com um bom ERP, é possível integrar processos e informações de todas as áreas, tendo uma visão sistêmica de todo o negócio.

Logo, antecipando falhas a empresa vai ganhar tempo e reduzir as chances de erros durante o processo.

Processos padronizados

Outra grande vantagem de ter um software de gestão automatizado é a possibilidade de padronizar seus processos. Ao fazê-los de forma manual, cada colaborador pode acabar seguindo um método diferente, de acordo com a sua experiência. Isso, pode acarretar sérios problemas na eficiência e produtividade das tarefas.

Por outro lado, com um ERP você não só padroniza todas as atividades, como tem um maior controle sobre elas. Assim, a empresa ganha ao ter atividades organizadas, sem o risco de atrasarem.

Tarefas automatizadas

Quando tarefas repetitivas são automatizadas, a empresa também ganha em agilidade. Afinal, a equipe deixa de precisar dedicar tempo para tarefas que podem ser feitas pelo sistema e ainda com a vantagem de não correr risco de erros e da mitigação de retrabalho.

Além disso, com mais tempo livre, a equipe pode focar em atividades mais produtivas e estratégicas para a empresa. Portanto, a otimização do tempo também é em relação à qualidade das tarefas que podem ser desenvolvidas.

E como um ERP pode reduzir custos?

Como você viu até aqui, um sistema ERP pode auxiliar muito na rotina da sua empresa, principalmente na otimização do tempo. Agora, vamos analisar como ele pode ajudar na redução dos custos. Vamos lá?

Diminui erros

Ao adotar um sistema de gestão, a sua empresa poderá automatizar os diversos processos da empresa. Um ganho em produtividade, mas também na redução de custos por causa de retrabalhos.

Uma ferramenta como essa elimina o trabalho manual e reduz a papelada, já que o fluxo de trabalho ocorre de forma automática e digitalizada, o que reduz os erros com registro de informações incorretas.

Melhora sua precificação

Precificar de forma incorreta seus produtos ou serviços pode colocar em risco toda a sua operação. Afinal, essa atividade precisa levar em consideração os custos fixos e variáveis envolvidos, além do seu lucro.

Com um ERP, você tem todas essas informações com poucos cliques, além de relatórios com a evolução das suas vendas e lucros no período.

Uma solução inteligente

Como vimos, os ERPs em geral têm como característica otimizar os processos e com isso, contribuir para a redução de custos. Nesse sentido, soluções mais modernas têm uma maior inteligência dentro desses fluxos de trabalhos.

Com o ERP da PD Sistemas você tem todos os dados e procedimentos administrativos, financeiros, comerciais, industriais e logísticos da sua empresa em poucos cliques.

Desenvolvido no conceito “toque único”, em que um lançamento alimenta com informações toda a empresa, o software simplifica as atividades operacionais e estratégicas e possibilita pleno controle das operações por permitir o cruzamento de dados de vários departamentos.

Entre em contato com a PD Sistemas e descubra a nossa solução.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para não perder as novidades da PD Sistemas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos