Saiba como tornar o processo logístico mais rápido e eficiente através da entrega agendada

Os atrasos na entrega ainda são um dos principais gargalos no e-commerce brasileiro.

Recentemente, com o aumento expressivo de vendas pela internet em meio à pandemia de Covid-19, as reclamações sobre o assunto também disparam. A demora ou a ausência de entrega de produtos ocasionaram mais de 240 mil chamados até outubro de 2020 somente no Procon da maior cidade brasileira, São Paulo. As reclamações mais do que triplicaram em relação ao ano passado.

O atraso na entrega de produto é considerado um descumprimento de oferta por parte do fornecedor, segundo o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor. Nesse caso, o cliente pode inclusive desistir da compra e ser restituído integralmente do valor pago, acrescido de correção monetária, incluindo o frete.

 

 

É claro que as medidas sanitárias, ocasionadas pelo novo coronavírus, proporcionaram um aumento das vendas online para o qual muitas empresas não estavam preparadas. Mas também é evidente que esse é um problema generalizado, que traz consequências negativas tanto para consumidores quanto para empresas. As falhas na entrega refletem-se diretamente na imagem de uma marca e na percepção que os clientes têm dela, o que tem impacto direto nas vendas.

Por isso, é fundamental contar com um processo de entregas ágil e pontual. A boa notícia é que, com as funcionalidades da era digital, as empresas podem investir em soluções tecnológicas que deixam os processos logísticos realmente mais rápidos e eficientes. Uma dessas funcionalidades é o agendamento de entregas por meio de sistemas de gestão especializados.

 

No post de hoje, falamos um pouco mais sobre essa novidade que tem ganhado cada vez mais adeptos entre as empresas brasileiras. Continue a leitura e saiba mais sobre o seu funcionamento e sobre as suas vantagens.

 

O que é a entrega agendada?

Como o próprio nome já indica, a entrega agendada tem como premissa a possibilidade de o consumidor escolher o melhor dia e horário para receber o seu produto, levando em consideração a sua rotina – o que não acontece em uma entrega aleatória. A novidade proporciona maior comodidade ao cliente e também garantia em relação ao recebimento do seu produto – ele pode se programar melhor, pois sabe que, naquele dia, o produto já vai estar em suas mãos.

Em alguns estados brasileiros, já existem legislações específicas que regulamentam esse tipo de entrega. Estão inclusive previstas sanções aos estabelecimentos comerciais que não cumprirem o acordado, ou seja, não garantirem a entrega no dia e horário predefinidos, como previsto no Código de Defesa do Consumidor.

 

Quais são as vantagens do agendamento de entregas?

Olhando para as empresas que já adotam o agendamento de entregas, é possível delinear algumas vantagens desse processo. Vejamos a seguir as principais.

 

Diferencial competitivo

Em um mercado repleto de opções e extremamente competitivo, oferecer ao consumidor a possibilidade de agendar a entrega é um diferencial do serviço que certamente pode fazer a diferença na hora de o cliente escolher onde comprar.

Imagine um cliente que trabalha no ramo da organização de festas e que depende de uma determinada matéria-prima para se programar. Com a entrega agendada, ele tem muito mais segurança na hora de fechar um contrato, pois sabe que poderá contar com o produto.

 

Diminuição dos custos e aumento do número de entregas

Uma vez que é o cliente que escolhe qual é a melhor data e horário para receber a sua mercadoria, de acordo com a sua rotina, as chances de o entregador registrar uma ausência na hora da entrega e ter que voltar para fazer uma nova tentativa são menores.

Assim, as equipes de entrega poupam tempo e dinheiro, podendo aumentar a quantidade de pedidos entregues em um só dia. Podemos, portanto, afirmar que  o serviço de agendamento de entregas ajuda a diminuir os gastos logísticos e a agilizar as entregas.

 

Mais agilidade nas entregas

Como as rotas são otimizadas, a rapidez e a agilidade nas entregas aumentam. Com dias e horários certos, o serviço tem um planejamento muito mais detalhado e racional. Assim, dificilmente acontecerão atrasos, já que tudo começa a ser preparado bem antes, de forma muito mais organizada.

 

Divisão das responsabilidades

A responsabilidade de uma entrega pontual passa a ser compartilhada: a empresa é responsável, mas o cliente também tem sua parcela no processo, devendo estar em casa no dia e horário combinados. Caso isso não aconteça, o cliente deve reagendar a entrega, indo parar a uma fila. Por sua vez, a empresa pode se planejar de forma muito mais justa para ambas as partes.

Portanto, podemos afirmar que o serviço de agendamento de entregas é uma maneira de fazer com que o cliente também assuma um compromisso, ficando em casa na data determinada ou autorizando uma pessoa a assinar a retirada.

 

Monitoramento mais preciso

O agendamento de entregas melhora o controle sobre a saída de mercadorias do estabelecimento.

Como cada entrega tem seu dia e horário definidos, é mais fácil organizar e monitorar o fluxo logístico.

 

Otimização da logística das entregas

Para as empresas, fica muito mais fácil planejar as rotas de entrega quando se sabe os dias e horários estipulados com antecedência.

Há softwares que automatizam esse planejamento. Assim, quando as datas estão perto, a projeção dos trajetos no dia a dia vai ser feita de forma muito mais racional, tentando encontrar os melhores caminhos e as menores distâncias.  

 

Melhor relacionamento com o consumidor

A relação com o consumidor melhora muito. Diminuem-se os atrasos e as reclamações, e os clientes podem se planejar de forma muito mais efetiva. De forma mais geral, eles ficam mais satisfeitos e se sentem mais respeitados pela empresa.

Como dissemos anteriormente, no agendamento de entregas, existem sanções previstas pela legislação para as empresas que não cumprirem o prometido. Por isso, é importante contar com um software realmente confiável para gerir todo o processo.

 

O TMS da Senior, parceira da PD Sistemas, dá às empresas muito mais controle sobre cada uma das etapas da sua operação logística – da entrada de matérias-primas até a expedição do produto, é possível acompanhar o passo a passo do trajeto da mercadoria, a partir de qualquer dispositivo. A solução é ideal para quem quer combinar as vantagens referidas neste artigo, com destaque para a redução dos custos das operações.

 

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Até o próximo post!

 

PD Sistemas – Gestão de Resultados 

 

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