Saiba como melhorar o processo de recrutamento e seleção de pessoas

O recrutamento e a seleção de pessoas são processos da área de Recursos Humanos que têm por função atrair e escolher o profissional ideal para um determinado cargo. Trata-se de ações extremamente importantes para qualquer empresa, afinal o capital humano constitui uma peça-chave para o sucesso de qualquer organização.

De fato, contar com as pessoas certas nas funções certas é uma vantagem competitiva tão importante quanto um produto exclusivo ou um serviço oferecido a um preço mais baixo.  A questão é que, em um mercado cada vez mais competitivo e mutável, contratar bem é um grande desafio.

A escassez de talentos é um fenômeno em escala global. Segundo um relatório feito pelo ManpowerGroup, divulgado em 2020, 54% das empresas no mundo todo têm dificuldades na hora de contratar. No Brasil, esse índice atinge 52% dos empregadores e, ainda de acordo com o relatório, as empresas de médio porte, com até 249 funcionários, são as mais afetadas.

 

Recentemente, em uma entrevista, o chefe da Amazon no Brasil afirmou que o grande obstáculo para o avanço da empresa no país é contratar mais rápido. Com mais de 200 posições em aberto na altura em que a entrevista foi concedida, a gigante do comércio eletrônico tinha dificuldades de encontrar mão de obra qualificada, que atendesse ao perfil desejado.

Portanto, quer se trate de uma empresa pequena, média ou grande, atrair os melhores e mais qualificados candidatos e alocá-los nas posições adequadas aos diferentes perfis são tarefas complexas. Quais são, então, as estratégias que as empresas podem adotar para fazer frente a esse desafio? Como contratar de modo a unir o perfil do profissional à cultura da empresa?

Neste post, respondemos a essas perguntar e apresentamos 3 dicas para estruturar um processo de recrutamento e a seleção de pessoas mais efetivo.

 

#1 Comece por definir bem as atribuições da vaga e o perfil desejado

Definir bem as atribuições da vaga e o perfil desejado é o primeiro passo para uma contratação efetiva. Dois aspectos devem ser levados em conta nessa hora.

Primeiro, cada cargo tem suas especificidades – algumas posições exigem indivíduos mais criativos, outros mais técnicos, outros mais comunicativos, outros mais organizados. Essas são características que vão além das experiências profissionais que estão no currículo. Para estabelecer esse conjunto de características que compõem o perfil desejado, devem ser levadas em conta as principais tarefas e atribuições do cargo.

O segundo aspecto está relacionado à cultura interna da empresa. Um ambiente corporativo mais informal e criativo visa contratar pessoas com essas mesmas características. De outro modo, se a empresa tem um perfil mais técnico, a contratação será diferente. Afinal, um trabalhador que não esteja alinhado à cultura organizacional terá dificuldade em se integrar aos processos e ao time.

 

Existem recursos que podem ajudar nessa primeira tarefa. O Mindsight da Senior, parceira da PD Sistemas, ajuda a revelar o potencial de desempenho dos candidatos, por meio do uso de inteligência artificial e métodos científicos de psicologia organizacional. Com essa ferramenta, disponível com o módulo de HCM da Senior, o recrutador consegue ter acesso aos dados que mensuram o “fit cultural” em relação à vaga.

No momento da inscrição, o candidato responde a um teste de cultura, e o sistema apresenta a nota alcançada, o que ajuda a medir o quanto o perfil do candidato é adaptável à cultura organizacional da empresa. Assim, as empresas tomam melhores decisões.

 

#2 Considere o recrutamento interno

Antes de abrir um processo de recrutamento externo, cogite dar oportunidades àqueles que já integram o quadro da empresa. Trata-se de uma prática extremamente saudável, que demostra respeito e reconhecimento, ajudando a motivar o time. A vantagem desse tipo de prática é que o colaborador já conhece  a empresa, e a empresa já conhece o colaborador – portanto, tem já um bom conhecimento do seu perfil.

O módulo Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior permite gerenciar dois tipos de candidaturas a uma vaga: a de candidatos internos e a de candidatos externos.  A ferramenta proporciona uma interface para os próprios funcionários poderem concorrer a oportunidades.  Após a conclusão do período de inscrição à vaga, os candidatos internos recebem uma notificação de confirmação da candidatura via e-mail, além de uma notificação notificados pelo próprio sistema.

 

 

#3 Use ferramentas variadas

Caso o recrutamento interno não seja uma opção, é hora de delinear os passos da avaliação dos candidatos. A nossa dica nesta etapa é: seja criativo e varie as ferramentas de avaliação utilizadas.

Um processo de seleção tradicional consiste basicamente na análise de currículos e na seleção para entrevistas. Mas hoje há muitas outras técnicas que deixam o processo mais rico e rico.

Alguns exemplos disso são ferramentas como estudos de caso, questionários prontos, elaboração de textos e envio de candidaturas em formato de vídeos. Essas estratégias podem ajudar a avaliar não só os conhecimentos técnicos, mas também o próprio temperamento, as posturas e condutas do candidato. A avaliação das candidaturas pode exigir conhecimentos mais específicos, como os de psicólogos e pedagogos

 

#4 Conte com um bom sistema de recrutamento de pessoas

Como afirmamos de início, o processo de recrutamento de pessoas é, simultaneamente, um processo muito complexo e de suma importância para o sucesso das empresas. Ter acesso a um sistema adequado para a condução de todas as etapas torna tudo mais fácil, rápido e objetivo.

Com um bom software, as etapas são geridas de forma automática e, assim, é possível aumentar a produtividade no recrutamento – ou seja, fazer mais em menos tempo. Além disso, é possível contratar de forma muito mais articulada com os reais interesses da empresa, atendendo à cultura organizacional. Isso é feito com base em tecnologias como algoritmos de machine learning e metodologias comprovadas em testes psicométricos.

Como vimos, o processo de recrutamento e seleção de pessoas está diretamente articulado ao sucesso de uma organização. Por isso, deve ser conduzido sem achismos.  O módulo de Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior permite gerenciar etapas de um processo seletivo até da candidatura à aprovação. O sistema permite enviar testes aos candidatos, registrar comentários, gerir currículos e administrar todas as etapas de seleção.

 

Quer levar essa solução para a sua empresa e revolucionar a forma como o RH faz as contratações? Entre em contato com a PD Sistemas agora mesmo para uma avaliação personalizada.

 

Até o próximo post!

 

PD Sistemas – Gestão de Resultados 

Para saber mais sobre as nossas soluções, preenchas os dados no formulário abaixo que entraremos em contato.

Veja outros conteúdos