Mulher mexendo em um computador

Recrutamento e seleção digital

O uso da tecnologia já vinha sendo uma das linhas de força do setor de Recursos Humanos (RH) nos últimos anos. Em 2020, com a pandemia, essa tendência se consolidou a um ritmo sem precedentes. Muitas empresas que até então organizavam seus processos de forma totalmente física tiveram que não só implementar estratégias de trabalho à distância, mas também que realizar de forma 100% remota rotinas tão importantes como o recrutamento e a seleção de pessoas.

E essa é uma tendência que veio para ficar. Não se trata somente de fazer entrevistas, dinâmicas e testes com o suporte da tecnologia. O objetivo dessa revolução 4.0 do RH é otimizar todo o processo de recrutamento, torná-lo mais rápido e lucrativo para a organização e melhorar a própria forma de avaliar os recursos humanos de que ela já dispõe.

Eis que surge o conceito de “recrutamento digital”, que pode ser definido como o conjunto de ações que adotam a tecnologia para a atrair, selecionar e contratar candidatos para cargos vagos em uma empresa e aferir o desempenho dos já contratados. Além de, em um contexto de pandemia, proporcionarem o almejado distanciamento social, tais ações oferecem uma série de outras vantagens.

Se antes cada parte do processo de recrutamento representava tempo e dinheiro – anunciar a vaga, esperar candidaturas, disponibilizar um espaço e uma equipe para entrevistar os candidatos presencialmente etc. – com o recrutamento digital, os custos habitais são reduzidos drasticamente ou até mesmo eliminados por completo.

No post de hoje, mostramos outras vantagens desse processo ao apresentarmos algumas das principais funcionalidades do módulo Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior, parceira da PD Sistemas. Saiba como esse programa simplifica cada etapa da contratação, desde a candidatura à aprovação dos candidatos. Vem com a gente!

 

Candidatura

O módulo Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior permite gerenciar dois tipos de candidaturas a uma vaga: a de candidatos internos e a de candidatos externos.  

O sistema proporciona uma interface para os próprios funcionários (candidatos internos) poderem concorrer a oportunidades internas.  No caso de candidatos externos, a candidatura ocorre por um site específico, o do Portal do Candidato, que gerencia as inscrições de pessoas externas à organização.

Após a conclusão do período de inscrição à vaga, todas informações podem ser visualizadas pelos recrutadores em uma tela específica. Os candidatos internos e externos, por sua vez, recebem uma notificação de confirmação da candidatura via e-mail. Os candidatos internos são ainda notificados pelo próprio sistema.

Nos campos do processo de inscrição, os gestores podem configurar os dados exigidos de forma obrigatória. Por padrão do sistema, o Portal do Candidato exige o fornecimento de nome, sexo, e-mail, telefone e data de nascimento, mas outros poderão ser acrescentados, Por exemplo, o preenchimento dos dados relacionados ao RG e NIS é opcional, mas se for configurado como obrigatório o RH não precisará mais se preocupar em preencher esses dados no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do candidato, pois eles serão gerados automaticamente.

Depois da inscrição, caso a vaga exija a realização de testes para avaliar a compatibilidade do candidato com a posição almejada, os candidatos receberão um segundo e-mail, contendo os links das avaliações. A mensagem desse e-mail pode ser modificada pelos gestores de RH.

 

Triagem

A triagem é a funcionalidade do sistema pré-seleciona os candidatos que apresentam mais potencial para a vaga, com base em determinadas características. Os candidatos podem ser separados entre candidatos internos, externos e até ex-colaboradores.

É possível visualizar as informações detalhadas de cada um ao clicar sobre o link do seu nome. Essas informações são distribuídas entre as guias Currículo, Histórico e Questionário. Também é possível fazer uma filtragem de acordo com a situação do candidato no mercado de trabalho (empregados, em busca de realocação, sem experiência, desempregados).

De acordo com as informações da vaga e com as informações prestadas, é possível conferir o quanto cada candidato se mostra adequado à vaga no momento da realização da triagem. Além das informações fornecidas pelo usuário, a empresa pode aplicar o teste de Cultura, que será respondido no momento da inscrição. Depois, o sistema apresenta a nota alcançada nesse teste, o que ajuda a medir o quanto o perfil do candidato é adaptável à cultura organizacional da empresa. Isso ajuda a fazer um processo com maior potencial de sucesso, poupando tempo.

Os candidatos inscritos poderão também ser eliminados do processo seletivo, evitando uma triagem desnecessária, mas que pode ser desfeita posteriormente. O sistema permite ainda fazer buscas com base nos mais diversos parâmetros. Imagine que a empresa está procurando contratar pessoas com deficiência que tenham Ensino Médio Técnico. Para listar os candidatos que se adequem a essas características, basta selecionar os campos apropriados. É possível selecionar candidatas em lotes de até 100 candidatos.

O sistema permite ainda manter um banco de talentos, que apresenta todos os profissionais já cadastrados pela empresa, independente do perfil e grau de adequação à vaga.

 

Demais etapas do processo

O módulo Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior permite gerenciar as demais etapas de um processo seletivo até a aprovação. Por exemplo, é possível enviar testes aos candidatos para que eles sejam avaliados de acordo com o andamento das etapas de seleção.

O sistema consegue gerar currículos com base nas informações fornecidas pelos candidatos. Esses currículos podem ser impressos de forma rápida, em lotes de até 100 candidatos. Ao solicitar a impressão, as informações são concentradas em um único arquivo em PDF, facilitando a consulta de dados.

É possível também registrar comentários sobre os candidatos. Além disso, os gestores podem fazer observações individuais ou em lote, ou seja, registrar o mesmo comentário para até 100 candidatos ao mesmo tempo. Essa ação pode ser realizada enquanto o candidato estiver no Banco de talentos, durante a triagem ou nas etapas do processo seletivo. Após finalizar a descrição do comentário, é possível classificá-lo como Neutro, Positivo ou Negativo, o que facilitará as avaliações futuras dos candidatos.

Quer levar o Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior e todas essas funcionalidades para o RH da sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo e revolucione a forma como a sua empresa recruta e seleciona um dos seus ativos mais importantes – as pessoas!

Bom, por hoje, é tudo. Para receber outras dicas práticas voltadas para os negócios e continuar se atualizando constantemente, assine a nossa Newsletter e siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no Facebook, Instagram e no Linkedin.

Até o próximo post!

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos