Homem mexendo no computador no chão de fábrica

Processos automatizados: do chão de fábrica à gestão dos negócios

BPM, sigla em inglês para “Business Process Management”, é uma ferramenta de gerenciamento de processos nos negócios. Ela pode ser usada para a modelagem, a administração e a otimização de inúmeros tipos de processos, desde as solicitações cotidianas mais banais até projetos de alta complexidade, desde o chão da fábrica até a alta gestão dos negócios. Funcionando por meio de formulários eletrônicos automatizados, o BPM facilita a atendimento às demandas de todas as áreas da empresa. Saem as planilhas, os papéis e os procedimentos burocráticos demorados, entram a transparência e a velocidade na gestão.

Esse conceito de BPM é aplicado na prática dentro do Senior X da Senior, parceira da PD Sistemas. Com um enfoque user friendly, os gestores conseguem estabelecer o fluxo de atividades de forma organizada, para, em seguida, automatizá-lo via implementação de interfaces também dentro da própria plataforma. Caso esse fluxo necessite de uma integração sistêmica, poderão ser definidos pontos de integração.

Mas como, na prática, funciona essa ferramenta? E quais as vantagens que ela efetivamente traz para a gestão das empresas? No artigo de hoje, respondemos a essas questões e mostramos por que o Senior X BPM é sinônimo de aumento da produtividade e eficiência para os negócios.

 

Senior X BPM na prática

O desenvolvimento de um software como o Senior X BPM está assente em um fluxo personalizado, que parte do mapeamento de uma necessidade até a etapa de sustentação da aplicação. A sua usabilidade reflete essa preocupação de atendimento a necessidades reais, como prova o seu enfoque user friendly.

O Senior X BPM permite desenvolver desde fluxos simples, sem necessidade de codificação, até fluxos extremamente complexos. Ele pode ser integrado a vários sistemas Senior ou até mesmo de terceiros e, assim, agregar diferentes tecnologias no mesmo fluxo.

A linguagem da ferramenta está baseada na representação gráfica a partir de ícones que simbolizam o fluxo processual. Cada ícone representa uma etapa do processo de produção. A partir dessa notação, o gestor pode fazer, de forma simples e intuitiva o mapeamento e o gerenciamento dos processos sob sua responsabilidade. Não importa a sua língua ou a nacionalidade; com a notação universal, qualquer pessoa consegue entender a dinâmica.

Sendo assim, em cerca de 10 minutos (!), é possível criar um fluxo processual no Senior X BPM. Quer comprovar isso na prática? Assista agora a este tutorial.

 

Vantagens do Senior X BPM

Podemos ainda esmiuçar as vantagens de usar o Senior X BPM na prática. Vejamos a seguir:

– desburocratização e melhoria na gestão dos processos, pois ela passa a ser  automatizada, deixando de depender do controle humano para o seguimento das tarefas;

– mensuração das demandas de trabalho e das suas complexidades, permitindo o estabelecimento de prazos em sintonia com a realidade;

– garantia de atendimento ao compliance;

– integração com as demais soluções da Senior e outras soluções no mercado, por meio de webservices.

– tomada de decisão centralizada de processos distintos (mesmo de sistemas e áreas diferentes), o que significa mais agilidade e eficiência – faz-se mais com menos recursos e menos tempo;

– maior foco na otimização dos resultados, porque os resultados passam a ser seguidos de perto com muito mais transparência;

– ganho real na produtividade, o que pode ser sentido em pouco tempo.

 

Case sucesso

Neste case, a empresa Fiep relata que, na prática, os impactos da adoção do Senior X BPM conduziram a uma redução de 40% no tempo operacional e de 35% no custo de projetos – isso em pouco mais de seis meses depois da implementação.

Para os gestores, a ferramenta proporcionou muito mais facilidade nos processos decisórios e nas aprovações. Com acesso a todos os dados e serviços de sua equipe pela internet ou em apps, tais gestores passaram a poder avaliar e tomar as decisões de forma fácil e ágil, a partir de qualquer lugar. Isso deu não só mais controle às tarefas, mas teve logicamente um grande impacto no aumento da produtividade. A expectativa é que o investimento na plataforma seja recuperado pela empresa em apenas um ano a partir da data em que foi implantada.

As empresas devem se sintonizar à linguagem do séc. XXI. Processos repetitivos e burocráticos, com diferentes níveis de aprovação, envolvendo planilhas gigantes e a obsoleta “papelada” conduzem a retrabalho, demora e, em última instância, a prejuízos. O BPM permite automatizar essa gestão, dando um controle gerencial de toda a situação, delegando responsáveis, alterando prazos e personalizando caminhos do fluxo com pontos de decisão, de acordo com a necessidade de cada área específica da empresa.

Quer levar tudo isso para o seu negócio? Conte com as soluções da PD Sistemas e da Senior, nossa parceira. Entre em contato conosco agora mesmo para uma avaliação!

Bom, por hoje, é tudo. Para receber outras dicas práticas voltadas para os negócios e continuar se atualizando constantemente, assine a nossa Newsletter e siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no FacebookInstagram e no Linkedin.

Até o próximo post!

PD Sistemas – Gestão de Resultados 

Veja outros conteúdos