PD Sistemas

Por que o BI está se tornando cada vez mais fundamental na gestão das empresas?

Para que uma empresa cresça de maneira saudável e sustentável, é necessário um conjunto de ações. Dentre elas podemos destacar um acesso em tempo real às informações e o uso de ferramentas que agilizem o processo decisório, como o business intelligence ou BI.

Com uma ferramenta como o BI, o gestor terá muito mais assertividade na tomada de decisões que impactam a receita e a competitividade do negócio. Ficou curioso para aprender mais sobre o business intelligence e como ele pode beneficiar a sua empresa? Continue a leitura deste artigo e descubra.

O que é e qual a importância do BI?

O BI nada mais é do que um conjunto de tecnologias voltadas para coletar, armazenar e processar grande quantidade de informações. Em geral, esses dados não são estruturados, sendo de origem interna e externa ao dia a dia da empresa.

Em outras palavras, as ferramentas de BI servem para o negócio buscar insights a partir da análise de informações existentes em livros, jornais, documentos internos, histórico de indicadores, arquivos e e-mails corporativos.

É por meio da estruturação dessas informações que a análise e a tomada de decisão se tornam mais assertivas. Dessa forma, é possível antecipar tendências de mercado e melhorar o seu posicionamento.

Benefícios do business intelligence para as empresas

Existem diversas vantagens em optar por um sistema de Business Intelligence na sua empresa, algumas delas são:

1. Correção de erros antigos

Com o BI, é possível detectar erros realizados em outros momentos e corrigi-los. Isso acontece porque o sistema consegue encontrar em que ponto a falha ocorreu.

2. Gerenciamento de dados

Uma das maiores facilidades é em relação ao gerenciamento das informações de todas as operações da empresa. A rotina de um negócio acaba gerando um número muito grande de dados e controlá-los não é uma tarefa tão simples.

3. Economia

Muitas empresas acabam tendo muitas despesas desnecessárias e não sabem. Com o Business Intelligence, o gestor passa a ter uma boa visão de todos os gastos que o negócio possui. Dessa forma, é mais fácil encontrar qual despesa pode ser reduzida ou até mesmo cortada de vez.

4. Aumento na produtividade

Trabalhos realizados de forma manual tomam muito tempo dos colaboradores do setor financeiro. Por esse motivo, o software se torna muito bem-vindo, pois otimiza o tempo desses colaboradores. Assim, a produtividade acaba sendo maior, pois o tempo pode ser aproveitado para outras tarefas.

5. Apoio à tomada de decisões

A tomada das decisões se torna mais fácil quando se tem os relatórios corretos em mãos. As estratégias podem ser definidas com mais segurança, baseando-se nos dados coletados.

Encontrando o parceiro ideal para investir no BI

Agora que você já está ciente das principais vantagens em adotar um sistema de BI na sua empresa, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher um parceiro que forneça esse serviço. Afinal, a escolha da ferramenta impactará diretamente nos resultados obtidos pelo empreendimento.

Com a ferramenta de BI da Sênior, você terá um controle muito mais preciso dos indicadores do seu negócio, pois as ferramentas inteligentes simulam cenários, alertam sobre operações e compilam informações que auxiliam a atingir os objetivos estratégicos.

Conheça outros benefícios:

  • Construa visões e solucione problemas complexos;
  • Tenha resultados em gráficos e relatórios detalhados;
  • Extraia e integre dados por meio de diversos sistemas corporativos;
  • Detalhe e extraia os melhores dados;
  • Customize e compartilhe informações.

Entre em contato com a PD Sistemas e descubra a nossa solução.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para não perder as novidades da PD Sistemas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos