Mulher com computador na indústria têxtil

Por que contratar um ERP para indústria têxtil? Descubra 5 vantagens

A adoção de um Sistema de Gestão Empresarial é uma ação cada vez mais comum em diversos segmentos da indústria, especialmente na indústria têxtil. Isso porque, as vantagens de um ERP no gerenciamento dos processos podem fazer uma diferença incrível no mercado têxtil, atuando em prol do lançamento de coleções.

Ao coordenar e controlar uma série de medidas, ele traz vários resultados nas áreas administrativas, executivas e operacionais. Muitas empresas do ramo ainda fazem uso de certos processos manuais, os quais a tecnologia avançada já foi capaz de superar.

Se você ainda tem dúvidas sobre quais benefícios essa mudança pode trazer para o seu negócio, continue acompanhando este artigo e fique por dentro.

 

1. Análise do estoque

Um dos pontos de destaque mais importantes na hora de avaliar se a implementação de um ERP vale a pena é refletir sobre a gestão do estoque. Isso porque, nas indústrias em geral, o seu controle tem impacto direto nas vendas.

Principalmente quando falamos no lançamento de uma nova coleção, seja pela mudança de tendência ou estação do ano, pode começar a causar problemas. Este controle do estoque precisa ser friamente calculado para que os prejuízos não cresçam na empresa.

Monitorar a armazenagem não é tarefa fácil quando o fluxo de entradas e saídas apresenta complicações. Sem contar o gerenciamento das vendas em si. Descontos aplicados, promoções, uma peça que vira tendência e passa a ser vendida muito mais, etc.

Quanto mais você puder evitar erros humanos, melhor será sua lucratividade. Portanto, um software ERP com módulos direcionados para esse tipo de controle pode transformar a rotina do seu empreendimento para melhor!

Além disso, com um ERP integrado você pode ter uma grande ajuda ao contabilizar o índice de peças menos desejadas, identificando o gosto do público de forma bem específica e reduzindo prejuízos futuros.

 

2 – Otimização do tempo

Na indústria têxtil, as empresas precisam lidar com a gestão de muitos processos em um mesmo instante. O tempo gasto ao visitar lugares referência, capacitar as equipes de venda, organizar o vestuário e executar a gestão de todas as áreas específicas, como o estoque.

Quando os processos são otimizados, há espaço para que os funcionários sejam mais produtivos e se concentrem em executar o serviço dentro de um padrão de qualidade.

Nada melhor do que confiar em medidas tecnológicas para equilibrar tais desafios. Ao implementar um sistema ERP para indústria têxtil, a empresa ganha em termos de eficiência operacional.

Com os dados circulando entre os departamentos de forma integrada, o ERP reduz o tempo, custos e a chance de erros.

 

3 – Obrigações fiscais da indústria têxtil

Você provavelmente concorda que fazer todas as tributações manualmente é um desperdício de tempo, não é mesmo? Como em qualquer outra indústria, o mercado têxtil exige obrigações fiscais que demandam um controle bastante assertivo e eficaz.

Dessa forma, faz-se necessário a existência de um processo automático que não só reduza o tempo gasto com a contabilidade, mas também mantenha a confiabilidade das informações inseridas.

Erros nos pagamentos de impostos abrem caminho para o surgimento de multas que podem gerar danos desnecessários ao caixa. Para combater esse tipo de problema, um bom software ERP possui módulos destinados a solucionar as questões de finanças.

 

4 – Gerenciamento de riscos

Muito ligada a elementos visuais, a indústria têxtil requer gastos com destinos muito variados e específicos, como produzir segundo uma estação do ano, reorganizar os produtos, investir em um ambiente mais agradável, conversar diretamente com o gosto do público, treinamento dos funcionários, dentre outros quesitos.

A necessidade de um comportamento ligado às tendências tão voláteis aumenta o nível de imprevisibilidade dentro do mercado, maximizando assim os riscos.

O ERP é uma ferramenta indispensável quando se quer calcular dados, como o Giro dos Estoques, Curva ABC de vendas, Market Share, entre outros indicadores. Sem adquirir um sistema integrado especializado fica impossível prever e dominar essas questões tão importantes no sucesso da empresa.

 

5 – Tomada de decisões

Agir baseado no feeling ou na experiência que outros profissionais tiveram não é a melhor forma de tomar decisões em uma indústria imprevisível como a têxtil.

De maneira invariável, a tomada de decisões desestruturada resultará em recursos desperdiçados, materiais deteriorados e, até mesmo, em desabastecimento.

A partir do momento em que se pode garantir dados precisos e confiáveis sobre os processos da empresa, escolher entre alternativas para o cumprimento dos objetivos da organização fica muito mais fácil.

Um exemplo de informação que pode trazer benefícios ligados a valores é o nível de consumo da instituição diante de determinado fornecedor, pois, com números concretos, é possível negociar de forma mais estratégica.

Boas escolhas sempre beneficiarão o seu caixa de alguma forma. Por isso, adotar um ERP se configura como uma decisão essencial. Por meio disso, você poderá fazer compras melhores e ajustar a próxima coleção com base em dados que refletem a realidade do seu negócio.

 

O ERP para indústria têxtil da PD Sistemas

Na indústria da moda, é de extrema importância ter a visão das ordens de produção, gestão dos fornecedores, da matéria prima, da montagem das coleções.

A aquisição de um sistema integrado ERP de todas as áreas permite simplificar a rotina, integrar os sistemas de compra/venda, cadastro de clientes, fornecedores, dando a visão ao dono das possibilidades de redução de custos e consequente melhoria nos ganhos e na entrega final ao cliente.

A PD Sistemas, com mais de 30 anos de mercado e especialista no ramo têxtil, tem todo o know-how para levar a sua indústria têxtil para um outro nível.

Podemos fazer uma análise do seu negócio? Clique aqui e agende conosco agora.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos