O RH da sua empresa está alinhado com resultados?

Tradicionalmente, o departamento de Recursos Humanos (RH) é visto como um gestor de rotinas burocráticas. A sua função principal se resumiria à tarefa mecânica de administrar as relações trabalhistas segundo um roteiro pré-definido.

Como escrevemos em um post de 2019 aqui no blog, segundo essa visão, os funcionários seriam meras sequências de números em sistemas de cadastro automatizados, e as respostas para a maioria dos desafios que vão surgindo já estariam todas dadas pela letra fria de alguma lei. Nesse tipo de RH, tudo, portanto, acontece de um modo meio engessado, com pouco espaço para a criatividade, e o que é mais grave: de forma totalmente desarticulada das estratégias e metas da empresa.

Em termos gerais, acabamos de descrever o RH “das antigas”, ou seja, aquele que pertence cada vez mais ao passado. Esse modo de gestão obsoleto vai aos poucos dando lugar a uma administração muito mais focada em resultados, aberta a inovações e que trabalha em estreita articulação com os objetivos estabelecidos pela alta administração da empresa.

 

Falamos do RH do futuro, ao qual cada vez mais empresas têm aderido nos últimos anos. A importância de modernizar esse setor ficou particularmente evidente durante a pandemia de Covid 19, que eclodiu oficialmente em março de 2020. Como continuar a contratar em tempos de distanciamento social? Como continuar a aferir metas e a gerir o desempenho das equipes em tempos de trabalho remoto? Enfim, como continuar a desempenhar as tarefas tradicionais do setor de RH numa realidade completamente nova?

Para todas essas perguntas, a tecnologia foi a solução. Portanto, podemos afirmar sem risco de incorrermos em exageros que a incorporação das inovações tecnológicas é o principal pilar que sustenta essa transformação rumo ao RH do futuro.

 

Pensando em tudo isso, no post de hoje, apresentamos inovações que foram especialmente pensadas para tornar o RH cada vez mais digital e revolucionar a gestão de pessoas da sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Tecnologia que impulsionam resultados

É possível revolucionar o setor de RH com o HCM da Senior, parceira da PD Sistemas.

Líder de mercado e aprovada por 8 em cada 10 profissionais de RH, trata-se da tecnologia mais avançada aplicada às tarefas de atrair, engajar, desenvolver e reter o capital humano. Com esse sistema, muitos processos são automatizados e ganham uma injeção de eficiência e agilidade, liberando o setor para outras tarefas mais estratégicas e criativas. Todas as informações ficam reunidas em um só lugar, e a empresa passa a contar com um RH 24 horas, sete dias por semana.

São ao todo sete módulos com soluções voltadas para o Departamento de Pessoal – Autoatendimento, Administração de Pessoal, Ponto eletrônico, Saúde e segurança, Planejamento de Pessoal, Admissão Digital e e-Social. Para a Gestão de Talentos, são cinco módulos: Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento e Performance, Moods (Pesquisa de Clima), Remuneração e Rede Social Colaborativa.

 

Em seguida, destacamos algumas dessas soluções e suas funcionalidades.

 

Autoatendimento

O HCM da Senior atua como um RH 24×7, dando muito mais autonomia, independência e mobilidade no acesso a informações.

 

Vejamos algumas funcionalidades ligadas a essas características.

– Decisões baseadas em dados em todos os níveis hierárquicos;

– Automatização dos processos de atualização cadastral;

– Planejamento de férias automatizado e simplificado;

– Protagonismo estimulado com colaboradores atualizando seus perfis;

– Atendimento ao colaborador por meio da Sara, o chatbot virtual da Senior no Whatsapp.

 

Com o uso da inteligência artificial, a Sara consegue responder a perguntas relacionadas a folha de pagamento, saldo de férias e recebimento de feedback, por exemplo. As informações ficam disponível 24×7, sem necessidade de aplicativos adicionais – tudo de forma ágil, transparente e padronizada.

 

 

Administração de Pessoal

A solução da Senior é referência em compliance com a legislação brasileira, ajudando as empresas a manterem-se em dia com as obrigações legais.

 

Vejamos algumas características desse módulo:

– Produtividade e automação na execução das rotinas trabalhistas;

– Flexibilidade na adequação das regras e definições sindicais e da empresa;

– Eliminação de riscos com uma solução adequada à legislação;

– Gerenciamento do envio dos eventos do eSocial em uma única plataforma;

– Confiabilidade nos valores da folha de pagamento;

– Gestão automatizada dos benefícios concedidos pela empresa aos seus colaboradores, eliminando erros.

 

Admissão Digital

Trata-se de uma ferramenta essencial em tempos de distanciamento social, em que os seletivos presenciais estão comprometidos. Com ela, é possível fugir dos processos morosos e tornar a admissão algo totalmente digital e, por isso, mais ágil, rápido e estratégico, em alinhamento direto com as metas da empresa.

 

Vejamos o que esta ferramenta da Senior possibilita:

– Armazenamento de todos os documentos na nuvem;

– Redução significativa o tempo para completar o processo de admissão;

– Eliminação da necessidade de deslocamentos para a coleta de documentos;

– Personalização do processo conforme o tipo de contratação;

– Qualificação dos documentos no eSocial;

– Comunicação entre novo colaborador e RH.

 

Pesquisa de clima (Moods)

Com a Pesquisa de Clima, a sua empresa pode dar voz aos colaboradores e usar os insights deles para continuamente para melhorar o ambiente organizacional e tomar boas decisões.

Essa cultura de “Employee listening” (numa tradução livre, “Escutando o Colaborador”) democratiza a participação nos assuntos da empresa e possibilita um clima de convivência saudável com as lideranças de toda a organização.

 

Vejamos o que você pode fazer com essa ferramenta:

– Personalizar o questionário de acordo com a sua necessidade;

– Adotar o eNPS (employee Net Promoted Score) como métrica;

– Estimular os gestores a tomarem ações baseadas em dados;

– Promover ações eficazes para a melhoria do clima;

– Aumentar a retenção de seus colaboradores;

– Tomar decisões assertivas por meio de Analytics com informações e insights relevantes.

 

Você já imaginou como seria a rotina do seu RH se ele fosse totalmente digital? Para experimentar essa realidade e conectar-se ao futuro do setor, entre em contato com a PD Sistemas agora mesmo para uma avaliação personalizada.

 

Aproveite a sua visita ao nosso blog e siga-nos no Facebook, no Instagram ou no Linkedin.

 

Até o próximo post!

 

PD Sistemas – Gestão de Resultados 

 

Para saber mais sobre as nossas soluções, preenchas os dados no formulário abaixo que entraremos em contato.

Veja outros conteúdos