Homem no tablet

O que é o Single Sign-on e quais seus benefícios?

O Single Sign-on ou SSO, na sigla em inglês, é um método de autenticação único para múltiplas aplicações, mesmo que funcionem totalmente isoladas. É um conceito que veio para facilitar a vida do usuário e o fluxo de tarefas que envolvem diversos programas.

É como se com uma única chave, você conseguisse ligar vários carros da frota da empresa, sem precisar ficar trocando a chave, documentos e autorização para mudar de carro, por exemplo.

Com a necessidade de usar cada vez mais a tecnologia para o aumento de eficiência e ganho de produtividade, vamos abordar sobre o que é o SSO e seus benefícios neste artigo.

 

O que é o SSO?

O termo SSO vem do inglês Single Sign-on, que quer dizer login único. É uma tecnologia criada para que seja possível usar um único usuário e senha para diversos softwares e aplicações diferentes, mesmo quando isoladas.

Esse sistema de login permite que o usuário use uma única senha e um único ID de login para acessar vários programas de uma única vez, sem precisar memorizar dados de acesso diferente para cada aplicativo usado.

Mas como esse sistema permite um único login?

Sistema de login independente

O SSO é um sistema autônomo, que é responsável pelo login, então quando é feito o acesso de um sistema que usa SSO, na verdade você está iniciando o login no sistema SSO, que irá gerar uma credencial especial e manda para cada aplicativo que tiver integrado ao SSO no momento do acesso.

Além de permitir o login único, o SSO possui sistema de segurança próprio, que garante que o usuário é real e não um robô ou uma fraude.

Segurança com SSO

No SSO, normalmente são utilizados métodos adicionais de segurança, já que ao fazer o login, o usuário terá acesso a todos as aplicações integradas no SSO.

Então preservar todos os sistemas interligados, sempre que um usuário loga, medidas de segurança são tomadas para adicionar uma camada extra de proteção, como o Fator de Dupla Autenticação (2FA), que disponibiliza um código único pelo celular via SMS por exemplo.

Além disso, são salvas informações da máquina que está acessando a sessão, para permitir um maior nível de confiança, impedindo que se faça acesso de vários locais ao mesmo tempo, estando apenas em um.

Usos comuns do SSO

Quando você navega por programas da Microsoft por exemplo ou pelo APP do Google, todos são integrados pelo SSO, permitindo que com um único login você entre em diversos programas, mesmo que esses programas não sejam integrados ou interligados.

O SSO mais popular e o primeiro SSO é o do Google, que integra todos os programas, desde Gmail até Cloud Platform.

Além de integrar sistemas próprios, sistemas SSO consegue integrar com aplicações de terceiros, como faz o sistema do Google, que permite login em sites e e-commerces, sem que seja necessário criar um usuário separado para isso.

 

Benefícios do SSO

Por permitir que um único login seja utilizado para acessar diversas aplicações, o SSO é muito vantajoso, já que permite que o usuário tenha apenas uma credencial e uma senha.

Desta maneira o usuário não precisa memorizar diversos logins diferentes e ter diversas senhas que podem se perder e tornar difícil o acesso a ferramentas essenciais ao dia a dia.

Outro benefício é o nível de segurança, já que o SSO tem camadas de bloqueio e autenticação extras, identificando quando fraudes são realizadas, bloqueando todo o acesso para os usos indesejados.

Além disso, facilita o uso de novas aplicações, já que não é preciso criar um sistema de login e sistema de segurança exclusivo ao novo programa, apenas se deve integrar ao SSO correto e selecionar quais usuários terão acesso a aplicação.

SSO com a Senior

Para maximizar a eficiência e permitir que o usuário se foque em suas atividades e não em memorizar diversos logins e senhas, todas as plataformas da Senior fazem uso de SSO, permitindo que cada usuário tenha um único login e senha.

Isso facilita não só o acesso às ferramentas, mas libera o time da sua empresa para focar nas tarefas, sem ficar tendo que se preocupar com senhas e logins diferentes.

Essa possibilidade é válida inclusive para novos módulos, o que facilita o trabalho de todos os envolvidos, inclusive dos profissionais que irão configurar os acessos a futuras aplicações.

Está querendo usar SSO com os programas Sênior na sua empresa? Entre em contato com a PD e saiba mais. Estamos sempre atentos ao que há de mais moderno no âmbito da gestão empresarial. Tenho certeza de que podemos ajudar muito a sua empresa!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para não perder as novidades da PD Sistemas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos