Jovens no mercado de trabalho

Jovens no mercado de trabalho: torne seu conhecimento um combustível para seu negócio

Cada vez mais a inserção dos jovens no mercado de trabalho vem trazendo um grande desconforto devido às diferenças culturais entre gerações. Atualmente, três gerações podem ser encontradas dentro das empresas, a X (nascidos entre 1960 e 1970), a Y (nascidos entre 1980 e 1990) e a Z (nascidos de 1990 até os dias de hoje).

Essas gerações possuem valores muito diferentes umas das outras, o que pode impactar profundamente as relações no ambiente de trabalho. Mas o que muita gente não percebeu é que essas diferenças acabam se tornando benéficas. Isso vai acontecer quando os gestores souberem aproveitar o potencial de cada uma delas, convergindo no crescimento do negócio.

Hoje, vamos falar especialmente na geração Z, tida como uma das mais incompreendidas por muitos, e como ela pode contribuir na expansão do seu negócio. Vamos lá?

O que é a geração Z, afinal?

A geração Z, ou millenials, são as pessoas que nasceram nos anos 90, junto com a transformação digital. Segundo pesquisa da ONU, eles já são a maioria da população, superando os 31,5%.

Como nasceram em meio a revolução tecnológica, eles acabam tendo muito mais facilidade em se adaptar às novas tecnologias, sistemas e aplicativos. Além disso, a sua comunicação é muito mais espontânea e conseguem ter um entendimento muito mais rápido sobre diversas informações.

Por conta disso, essa geração é capaz de formular muito mais rapidamente uma solução para um problema de forma criativa e prática, enquanto as demais gerações tendem a levar mais tempo planejando e refletindo em como devem proceder.

Como ela pode contribuir no crescimento das empresas?

Devido a todas as suas características únicas, a juventude tem um grande papel estratégico para as empresas. Não só pela sua facilidade em lidar com as novas tecnologias, que estão surgindo cada vez mais rápido, mas também na sua capacidade de inovação e raciocínio prático.

A seguir, você encontra mais alguns motivos pelos quais os jovens da geração Z poderão fazer a diferença nos seus negócios, levando-os ao sucesso.

Facilidade em lidar com soluções tecnológicas

Como a geração Z nasceu em plena revolução digital, entender as novas tecnologias não é uma dificuldade para eles. Além disso, eles passam 24h por dia conectados, já que nasceram praticamente online.

Dessa forma, quando a sua empresa passar pelo processo de digitalização e adoção de ferramentas tecnológicas como as da Sênior, a geração Z irá entendê-las muito mais rapidamente. Não só entender, como também saberão como utilizá-las e tirar o melhor proveito delas.

Comunicação mais eficiente

Além da facilidade com soluções tecnológicas, a geração Z também tem uma forma especial de se comunicar, muito mais eficaz do que as demais gerações. Isso porque eles são mais diretos e, se algo acontece que os desagrada, eles buscam imediatamente formas de solucionar a questão.

Devido à sua comunicação mais eficaz, brigas e desentendimentos internos são reduzidos, melhorando o clima organizacional. Em virtude dessa característica, essa geração desenvolveu uma maior cultura de comunidade. Dessa maneira, todos se ajudam e cooperam para o atingimento das metas e objetivos da companhia.

Maior capacidade de inovar e intraempreender

Somando tudo o que já falamos sobre a facilidade em utilizar soluções digitais, uma melhor comunicação e um grande senso de comunidade, isso vai resultar em uma maior capacidade de encontrar soluções criativas para diversos problemas.

Assim, enxergar novas oportunidades de negócios, inovar e intraempreender acabam fazendo parte da rotina do profissional da geração Z. A empresa que perceber essa capacidade da nossa juventude e der a oportunidade que eles merecem para crescer, com certeza terão ótimos profissionais. Tudo isso somado à experiência da equipe das demais gerações, você terá um verdadeiro time dos sonhos.

Como você viu ao longo deste artigo, a juventude, ou geração Z, tem muito a oferecer para as empresas devido as suas características únicas. Dessa forma, a busca por maneiras de atenuar as diferenças no ambiente corporativo, promovendo a integração de todas elas é fundamental. Por isso, conte com o apoio da PD Sistemas!

Ficou interessado em aprimorar a sua gestão? Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como nós, da PD Sistemas, podemos te ajudar!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para não perder as novidades da PD Sistemas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos