Holerite digital: como adotar esse recurso na sua empresa?

Emitido pelas empresas e exigido pela legislação nacional, o holerite, também conhecido como “contracheque”, é o documento que contém a relação de tudo o que está sendo pago ou descontado de um funcionário em um determinado período de tempo. Sendo assim, constam no holerite itens como impostos, contribuições previdenciárias e sindicais, descontos por adiantamentos ou faltas, abonos, gratificações, terço constitucional de férias etc.

A emissão desse documento facilita o controle financeiro por parte da empresa e é sinônimo de transparência, ajudando o funcionário a saber ao certo como se chegou à quantia que ele recebe mensalmente ou quinzenalmente.  Além disso, o holerite pode ser usado como comprovante de renda para abertura de contas, adesão a empréstimos e compra de imóveis, entre outras funcionalidades. Trata-se, portanto, de um dos principais componentes da Folha de Pagamento, que facilita a rotina contábil e a organização financeira da empresa e dos empregados.

 

 A exigência desse documento foi determinada inicialmente pelo artigo 464 do Decreto Lei 5452/1943, o decreto da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho): “O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo”.

Mais tarde, em 1997, esse artigo foi alterado e passou a ter a seguinte redação: “Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho”. Sendo assim, caso o pagamento do salário seja feito por meio de depósito em conta, com o consentimento do trabalhador, o comprovante de depósito já serve como recibo e elimina a necessidade da assinatura.

Essa nova redação ao referido artigo da CLT abriu caminho para uma outra inovação na forma de apresentação do holerite: o holerite digital. Mais moderna e antenada com os tempos em que vivemos, a disponibilização desses documentos na tela de um computador ou de um celular traz diversas vantagens para ambas as partes – empresas e funcionários.

 

Você ainda não conhece esta novidade? Então, continue a leitura, pois no post de hoje listamos quais são os benefícios da adoção do holerite digital e como implementá-lo na sua empresa. Vem com a gente!

 

#1 O meio ambiente agradece

Tradicionalmente, os holerites chegavam ao funcionário impressos em uma folha sulfite comum ou lacrados em envelopes. Os interessados abriam, conferiam o conteúdo e guardavam o documento junto com uma pilha de tantos outros desses relatórios emitidos mês a mês, a maior parte dos quais não teria mais serventia a partir daquele momento – ou seja, desperdício de papel.

Com a disponibilização do holerite feita por meio de arquivos digitais, não há a necessidade de imprimir o documento, a não ser que o funcionário realmente precise dele. Tudo fica armazenado nos servidores da empresa, não ocupando espaço físico nem acumulando poeira. Assim, o meio ambiente agradece.

 

#2 Praticidade para todos

Com o holerite em formato digital, é possível emitir relatórios e analisar dados com muito mais praticidade – bastam alguns cliques e toda a ficha financeira do funcionário em um mês específico é apresentada aos gestores.

Já o funcionário recebe o documento de forma rápida e instantânea, sem ter que se deslocar até o Departamento de Recursos Humanos (RH) para a sua retirada.

 

#3 Redução de erros

O holerite digital também reduz o índice de erros da Folha de Pagamento.

Associada a um sistema que automatiza os cálculos salariais, essa ferramenta significa muito mais segurança para as empresas, que podem estar sujeitas a dores de cabeça com reclamações, transtornos em caso de valores pagos a mais e até multas devido a erros nesse nos valores devidos.

 

#4 Facilidade de acesso

O tradicional holerite de papel podia facilmente se perder e estragar-se com o tempo. Já a versão digital é para sempre. O funcionário pode armazenar o arquivo em uma pasta no computador, no celular ou na nuvem e acessá-lo a qualquer instante, onde quer que esteja.

 

#5 Formato mais adequado ao momento da pandemia

Além de todas essas vantagens, é também importante referir que o holerite digital constitui uma medida sanitária em tempos de Covid-19.

Basicamente, ele significa menos papel passando de mão em mão e dispensa a presença física para a retirada pelo funcionário. Tudo isso vai na esteira dos esforços de reduzir as chances de contágio pelo novo Coronavírus.

 

Como implementar o holerite digital na sua empresa?

O Holerite Digital é mais uma facilidade da fintech Wiipo, exclusiva e disponibilizada de forma gratuita para clientes do HCM da Senior, parceira da PD Sistemas. Trata-se de uma solução que proporciona fácil acesso a informações pelo funcionário, via aplicativo, ao mesmo tempo em que estimula a educação financeira das pessoas. Para a equipe do RH, significa menos trabalho e mais praticidade.

Além de todas as vantagens já referidas anteriormente, o acesso a essa funcionalidade é protegido por senha, o que significa que os dados da empresa e dos funcionários estão muito mais protegidos.

A empresa pode ativar gratuitamente o Holerite Digital em quatro etapas rápidas. Para todos os usuários habilitados, o app é fácil de ativar e fica disponível em menos de 30 minutos!

Se o funcionário sair da empresa, ele continua tendo acesso aos seus contracheques, sem necessidade de acionar o RH quando quiser consultar um contracheque antigo ou emitir um Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda.

O holerite de papel é cada vez mais coisa do passado. Como vimos, no contexto em que vivemos, além de ajudar o meio ambiente e de trazer praticidade e facilidade de acesso a empresas e funcionários, disponibilizar esse documento em formato digital significa uma forma muito mais higiênica e segura de continuar a dar transparência à Folha de Pagamento.

 

Quer levar o Holerite Digital para a sua empresa e passar a contar com todas as vantagens listadas neste post? Então, é fácil: basta em contato com a PD Sistemas agora mesmo, que faremos uma avaliação personalizada para as necessidades da sua empresa.

 

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Até o próximo post!

 

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