Jovens realizando pagamento de forma digital pelo smartphone

Fintech: o que é e como funciona?

No Brasil, em 2019, o número de usuários de internet no Brasil chegou a 134 milhões, o que corresponde a 74% da população acima de 10 anos de idade, segundo dados do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Com uma plataforma com esse alcance, é difícil imaginar um ramo de negócio que não será afetado pela rede mundial de computadores.

As Fintechs são a prova disso. Tendo crescido bastante em popularidade nos últimos anos, a inovação emprega hoje 40.000 pessoas no Brasil e, desde 2015, já gerou investimentos da ordem dos US$ 2,4 bilhões. De acordo com o Distrito Fintech Report 2020, são ao todo 742 Fintechs brasileiras que têm revolucionado a forma como lidamos com soluções financeiras. De doações por meio de um app de pagamentos a bancos digitais, tudo indica que elas chegaram para ficar.

Se você não conhece esse termo e não sabe do que estamos falamos, ou até sabe, mas só tem uma vaga ideia, a gente já explica tudo. No post de hoje, reunimos o que de mais importante você precisa saber sobre as Fintechs e como essa tecnologia funciona. Por fim, apresentamos a Wiipo, a solução Fintech da Senior e mostramos o que ela pode fazer pela sua empresa.

Vem com a gente!

 

Como surgiu e o que é uma fintech

O termo “fintech” vem do inglês e resulta da combinação e abreviação de duas palavras: “finance” (finanças) e “technology” (“tecnologia”).

A origem desse termo é atribuída a um programa de aceleração de startups, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Nova York nos EUA. A grande motivação para o surgimento foi a crise econômica de 2008. Nesse ano, depois da falência do banco norte-americano Lehman Brothers e da crise generalizada do setor financeiro, houve uma procura por tecnologias financeiras que tivessem menores custos e oferecessem maior flexibilidade. Vários empregados de bancos, demitidos após o estouro da crise, entraram nessa corrida, fundando startups no setor financeiro.

Portanto, “fintech” designa as inovações tecnológicas no ramo financeiro que proporcionam novos serviços e produtos como soluções para problemas antigos – por exemplo, pagar um boleto ou gerir uma conta bancária. A premissa das empresas de Fintech é usar o enorme poder, alcance e praticidade de tecnologias como smartphones, tablets e computadores ligados à internet, de modo a atender aos clientes com um novo patamar de agilidade, custos e rapidez. Na prática, trata-se de soluções tão diversas quanto a oferta de um cartão de crédito que não depende das burocracias do banco convencional ou da criação de um app de celular para ajudar os usuários a controlar gastos e gerir o orçamento.

No Brasil, antes da chegada das Fintechs, os serviços e produtos financeiros estavam concentrados em meia dúzia de grandes bancos.  Atualmente, com as inovações tecnológicas ganhando espaço, a realidade vem mudando. Cada vez mais usuários têm aderido à “revolução fintech” por identificarem nela soluções mais práticas, menos burocráticas e com preços mais competitivos. Para as empresas, como veremos, tais soluções representam uma série de vantagens, com enorme potencial de crescimento.

Em 2016, uma pesquisa do banco Goldman Sachs mostrou que 33% dos millennials (pessoas nascidas entre os anos 1980 e 1996) acreditam que não vão precisar de um banco em cinco anos. 50% dizem esperar que os serviços financeiros sejam prestados por startups.

 

Áreas de atuação das fintechs

Provavelmente, você já conhece a PayPal. Ela é hoje considerada a primeira empresa fintech a ganhar escala global. Fundada em 1998 nos EUA, o objetivo da PayPal era facilitar os pagamentos online e torná-los mais seguros.

Atualmente, as empresas de fintech atuam em diversas áreas:

– pagamentos, como a já referida PayPal;

– gestão financeira;

– empréstimos e negociação de dívidas;

– crowdfunding ou financiamento coletivo;

– investimentos;

– soluções bancárias;

– compra e venda de blockchain e bitcoin;

– seguros.

 

Soluções para a sua empresa: apresentando a Wiipo

A Wiipo é uma Fintech idealizada pela Senior, parceira da PD Sistemas. Ela proporciona soluções de crédito e gestão de boletos quando você e a sua empresa mais precisam, em uma plataforma fácil de usar e integrada ao seu dia a dia. O objetivo é entregar uma nova experiência no consumo de serviços financeiros e benefícios, dando liberdade e poder de escolha, com serviços transparentes e custos mais justos.

Vejamos a seguir o que Wiipo pode fazer pela sua empresa:

 

Melhorar o fluxo de caixa, antecipando títulos a receber

– Liquide títulos e receba crédito de forma rápida, com juros baixos (taxas a partir de 1% a.m.) e sem IOF;

– crédito analisado em minutos;

– Sem custo de implementação ou mensalidade.

 

Receber à vista as vendas feitas com cartões de crédito

 – O dinheiro cai na conta no mesmo dia, sem custo de implementação ou mensalidade;

– É possível descontar múltiplas maquininhas no mesmo portal.

 

Emitir boletos de forma simplificada e sem burocracia

– Sem custo de implementação ou mensalidade, com emissão online e conciliação automática;

– Apenas R$2,49 por boleto liquidado;

– Agilize a sua rotina dizendo adeus aos arquivos CNAB;

– Integração com o ERP.

 

Enviar holerites a seus colaboradores de forma simples e digital, totalmente grátis

– Acesso fácil pelo colaborador via app da Wiipo;

– Menos trabalho para o RH e educação financeira para seus colaboradores;

– Sem custo de implementação ou mensalidade.

 

Gerir crédito consignado com tranquilidade e comodidade para os colaboradores

– Crédito no mesmo dia, com condições especiais (taxas médias de 1,59% a.m.);

– Menos burocracia, independência financeira para o seu colaborador;

– Sem custo de implementação ou mensalidade.

Outra facilidade é que o acesso aos produtos da Wiipo pode ser feito diretamente de dentro da Plataforma Senior X. Isso permite mais integração entre as soluções financeiras e os sistemas da Senior, mantendo um ponto central de gestão que poupa tempo e dinheiro.

Quer levar esta e outras soluções digitais para a sua empresa? A PD Sistemas está aqui para te auxiliar. Entre em contato conosco para uma avaliação personalizada agora mesmo!

Bom, por hoje, é tudo. Para receber outras dicas práticas voltadas para os negócios e continuar se atualizando constantemente, siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no Facebook, Instagram e no Linkedin.

Até o próximo post!

 

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Para saber mais sobre as nossas soluções, preenchas os dados no formulário abaixo que entraremos em contato.

Veja outros conteúdos