Toda empresa busca maneiras de otimizar seus processos e melhorar o desempenho. O gerenciamento do fluxo dos produtos e matérias-primas, também conhecido como Supply Chain Management, ou SCM, contribui para a integração da corporação com os fornecedores e torna toda a produção mais eficiente.
Com isso, sua empresa se torna muito mais competitiva, melhorando a forma de manter o seu negócio sustentável por meio da inclusão de tecnologias que ampliem o desempenho da corporação. E isso beneficia todos os setores, não só o produtivo.
Quer saber mais sobre o que é o SCM, sua importância e implementar na sua empresa? Continue a leitura desse artigo e descubra!
Afinal, o que é Supply Chain Management?
SCM ou Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um conjunto de atividade e processo que visa controlar o fluxo de produtos e serviços em uma organização.
Por meio dele vai ser possível melhorar a gestão e integrar o fluxo de recursos, além de utilizar produtos, serviços e soluções tecnológicas em seu negócio de modo eficiente, evitando desperdícios e garantindo o máximo retorno.
Com a aceleração da transformação digital, a revolução 4.0 e um mercado cada dia mais competitivo, a complexidade da cadeia de suprimento aumentou, ficando também mais propensa a erros e perdas. Por essa razão, o gerenciamento inteligente, o planejamento estratégico e a otimização constante são cruciais.
Como o SCM funciona?
O SCM trabalha na identificação das necessidades produtivas para que a sua empresa consiga atender todas as demandas rapidamente. Dessa forma, ela acaba atuando em todos os níveis, estratégico, tático e operacional.
Além disso, o Supply Chain Management é importante para integrar dados, cumprir prazos apresentados aos clientes e ter um controle de indicadores que ajude a melhorar a performance de sua empresa.
Para tornar esse processo mais ágil e assertivo, é fundamental ter um sistema automatizado que auxilie no gerenciamento da sua cadeia de suprimentos.
Vantagens de contar com o SCM na sua empresa
contar com um gerenciamento da cadeia de suprimentos, ou SCM, tem inúmeros benefícios para a sua empresa. Aproveitamos e trouxemos alguns para você conferir. Veja:
Redução de custos
Quando a sua cadeia de suprimento é eficaz, você não precisa ter um estoque muito elevado de determinados produtos, gerando uma redução nos custos associados ao armazenamento e à segurança desses itens.
Lembre-se apenas que um estoque enxuto acaba impactando diretamente no setor de vendas. Por isso, esteja preparado para lidar com as sazonalidades de algumas matérias-primas, se for o seu caso.
Eficiência operacional
O SCM disponibiliza dados em tempo real a respeito do estoque de matérias-primas. Dessa forma, sua empresa poderá implementar planos de backup de fornecedores, impedindo que falte algum item na produção.
O SCM se baseia na ideia de utilizar a tecnologia para otimizar os processos logísticos e relacionados.
Assim, investir nas soluções de automação certas e aproveitar os dados para minimizar os atrasos contribui para uma experiência positiva do cliente e aumenta a reputação da sua empresa.
Diminuição das falhas
Graças a práticas como o data analytics, é possível descobrir riscos potenciais referentes ao supply chain, permitindo que as empresas implementem planos para responder prontamente aos problemas.
Ao tomar medidas proativas, em vez de reagir a interrupções na cadeia de suprimentos, como problemas de controle de qualidade, as empresas podem evitar impactos negativos, reduzindo as falhas nos processos.
Como implementar o Supply Chain Management
Para construir e manter um SCM eficaz, sua empresa precisa seguir os seguintes passos.
Tenha bons fornecedores
contar com diversos fornecedores não é sinônimo de agilidade e nem garante melhorias na sua cadeia produtiva. O importante aqui é ter parceiros capazes de cumprir com os acordos e que realizem as entregas no prazo.
Assim, sua produção não corre o risco de parar por falta de insumos e nem há uma queda na qualidade dos seus produtos. Ao encontrar um bom fornecedor, vale investir no relacionamento e na criação de uma parceria sólida.
Monitore os desempenhos dos fornecedores
Além de contar com parceiros confiáveis, é importante monitorar o desempenho dos insumos entregues. Afinal, isso vai impactar diretamente o seu produto e o relacionamento com seus clientes.
Desse modo, é importante contar com algumas opções de fornecedores e selecionar de maneira criteriosa quais serão seus parceiros. Esse vínculo só pode ser mantido por meio do comprometimento com os prazos e condições estabelecidos previamente.
Faça uma previsão de demanda
Outro ponto importante para implantar um sistema de SCM é conhecer a fundo a sua demanda e conseguir fazer uma previsão assertiva do quanto você irá precisar nos próximos meses. Aqui, você precisa considerar a sazonalidade das suas vendas e dos insumos.
Além disso, o estudo de mercado também aponta as mudanças no comportamento do consumidor e permite desenvolver novos produtos para atender às necessidades que ainda estão surgindo no seu público.
Conte com o apoio da tecnologia
E claro, não se esqueça do potencial da tecnologia. A adoção de um sistema integrado de gestão vai ajudar na automação dos processos de SCM, na identificação das suas demandas, monitoramento do estoque entre outras coisas.
E para isso conte com a PD Sistemas. Estamos sempre atentos ao que há de mais moderno no âmbito da gestão empresarial. Tenho certeza de que podemos ajudar muito a sua empresa!
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