Pessoa protegendo a segurança

EBC: Saiba o que é e a sua relação com o ERP

Acredito que você já esteja familiarizado com o termo ERP e que até já deve fazer uso dele na sua empresa. Afinal, ele é essencial para a gestão de um negócio. Porém, este sistema evoluiu e deu origem ao EBC – Enterprise Business Capabilities.

Quer saber mais sobre este sistema que promete revolucionar a gestão empresarial? Continue lendo este artigo!

 

O que é Enterprise Business Capabilities (EBC)?

Como falamos, o EBC é a evolução do nosso tão conhecido ERP. Sua sigla significa, em português, Recursos de Negócios Corporativos. Este é o nome da 4ª era do ERP, criado pelo Gartner.

Ele veio para que os negócios possam acompanhar a transformação digital, afinal, ele proporciona a integração de diversas tecnologias, como Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas e muitas outras.

Elas são apenas o começo da transformação que estamos vivendo, e é fundamental que seu software de gestão possibilite o crescimento sustentável da empresa.

De acordo com o Grupo Gartner, em 2023 até 65% das organizações irão usar aplicativos ERP que contenham uma ou mais características do EBC. O Senior Director Analyst da organização, Nisha Bhandare, ainda reforça: esta evolução  “é guiada e controlada mais pelos negócios do que pela TI”.

Características do EBC

Veja, a seguir, algumas características do EBC que o diferenciam do ERP.

Al Driven

Um dos principais marcos do EBC é o uso de Inteligência Artificial, que irá influenciar na forma como as organizações se relacionam com seus clientes, fornecedores e internamente. A ferramenta, através de AI, irá apoiar nas tomadas de decisão por meio de recursos de análises preditivas.

Data Centric

Dados serão um dos principais combustíveis para a sua organização, pois eles serão a base para melhorar seus resultados. Um exemplo de como o software fará isso é ajudando as pessoas com a parte estratégica do negócio e no mapeamento de riscos.

Produtividade

O EBC, através da Inteligência Artificial, deverá auxiliar as pessoas a terem uma maior produtividade e desempenho, permitindo que elas se dediquem mais tempo ao estratégico ou funções de maior produtividade.

Flexibilidade

Nesta fase, a inflexibilidade pode trazer inúmeras desvantagens no mercado. Com uma ferramenta flexível, a tecnologia EBC permite que os colaboradores se concentrem em práticas ágeis, trazendo vários benefícios para a organização.

Voltado ao Cliente

Na era da informação, tudo se volta ao cliente. Isso não é diferente para o EBC, que ajudará as organizações a entenderem e conhecerem as necessidades de seus clientes antes mesmo do concorrente, agregando valor por meio de entregas mais rápidas e mais satisfação.

 

O que muda com o Enterprise Business Capabilities?

Com o ERP, era possível unificar e automatizar os processos, trazendo inúmeros benefícios para as empresas, desde redução de custos e falhas até armazenamento de documentos.

Com as mudanças no mercado corporativo que constantemente tentam alcançar transformações digitais, o ERP evoluiu. Através de um sistema inteligente que vai além, o EBC traz a possibilidade de mais aplicações e funcionalidades, criando, gerenciando e entendendo os dados que são gerados.

Com o EBC, novas soluções também surgem, como processos em formulários eletrônicos automatizados; automatização da geração e recepção de notas fiscais; automatização e inteligência na gestão financeira, de estoque, de demandas; entre outros.

Ainda, a 4ª era é 100% cloud. Uma verdadeira revolução, já que funciona perfeitamente para atuar de acordo com o dia a dia de startups ou demais modelos de negócios exponenciais.

 

Benefícios do EBC

A PD já dispõe da 4ª geração do ERP, o EBC. Com ele é possível ter uma maior integração com Machine Learning, Inteligência artificial e uma colaboração muito maior, tornando os processos corporativos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Entre os principais ganhos do Enterprise Business Capabilities estão o alto nível de automatização nos processos de faturamento e recepção de notas fiscais, inteligência no processo de suprimentos com o conceito de gestão de demandas, além da gestão de boletos, que é extremamente flexível, automatizada e dinâmica.

Totalmente em nuvem, o sistema EBC nasce focado nas operações de BackOffice e Gestão Industrial. A solução trabalha de forma efetiva e otimizada nos processos de:

  • vendas e faturamento;
  • gestão de estoques;
  • compras e recebimento;
  • processos financeiros;
  • fluxo de produto.

Ou seja, o fluxo de engenharia de produtos até os apontamentos na fábrica – venda, visibilidade financeira e operação.

As tecnologias estão evoluindo rapidamente. Para que as empresas possam se destacar no mercado e perante a sua concorrência, é fundamental que estejam a par de todas estas transformações.

Por isso é essencial contar com um parceiro como a PD Sistemas, que conta com soluções tecnológicas para tornar a sua gestão muito mais ágil e eficaz.

Conheça o EBC e veja como ele irá revolucionar a sua administração!

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos