Pessoa analisando dados

Descubra mais sobre a cultura analítica e a sua importância na gestão

Nos dias de hoje, em que as informações vêm ganhando maiores proporções, um assunto tem se tornado de grande relevância: dados. Se você nunca ouviu falar em cultura analítica, é hora de entender mais sobre o tema.

Estar atento a estas mudanças é fundamental para que a sua empresa se torne mais competitiva e a gestão mais eficaz. Mas como é possível implementar uma cultura analítica?

No artigo de hoje, você vai descobrir mais sobre o tema, suas vantagens e os 4 passos para criar uma cultura analítica no seu negócio. Vamos lá?

 

O que é a cultura analítica

A cultura analítica, também conhecida por cultura de dados ou data driven, é a inserção de processos e ferramentas que permitem uma análise de dados completa. Gestores e colaboradores precisam entender e apostar nesta nova realidade para que a sua implementação seja bem-sucedida.

Falar neste assunto é muito fácil, nós sabemos disso. Porém, aplicar seus conceitos exige novos comportamentos por parte de todos.

Com o apoio da tecnologia isso se torna mais fácil. Afinal, métricas passam a ser verificadas com mais frequência, ocorrendo uma coleta e análise de dados. Desta forma, a verificação do que está dando certo ou errado é feita muito mais rapidamente, surgindo planos de ações mais assertivos e eficazes.

 

Quais as vantagens em apostar na cultura analítica?

Agora que você já entendeu o que é cultura analítica, deve estar se perguntando: por que é tão necessário se preocupar com a análise de dados? A verdade é que adotar uma postura analítica traz uma série de vantagens. Vamos mostrar algumas delas.

1 – Decisões mais assertivas

A maior vantagem de adotar a cultura analítica é que sua empresa passa a tomar ações muito mais assertivas, de forma preditiva. Isso porque é possível, por exemplo, identificar padrões de comportamento de clientes e realizar uma projeção de vendas.

Desta forma, tomar decisões se tornam mais fáceis, além de decidir o momento certo de colocar um novo produto no mercado ou até mesmo investir mais ou menos em anúncios de determinada rede social, para determinado público.

Ou seja, adotar uma cultura analítica é importante para que a tomada de decisões passe a ser baseada em fatos, não em achismos. Em um cenário instável, saem na frente as empresas que conseguem dar passos à frente da maneira correta.

2 – Inserção de novas tecnologias

Investir na cultura analítica faz com que seu negócio vá em busca de novas tecnologias, como opções para o armazenamento de dados em nuvem. Dentre elas estão os sistemas que reúnam as informações mais importantes de forma automatizada, para que então elas sejam analisadas.

Ou seja, a cultura analítica “obriga” sua empresa a se atualizar. Além da busca por uma tecnologia inovadora, consequentemente serão necessárias novas práticas internas e uma nova mentalidade por parte dos colaboradores.

3 – Maior produtividade e proatividade

Quando os colaboradores são incentivados a adotarem uma postura analítica e proativa, até que faça parte da rotina. Assim, todos eles vão, aos poucos, tendo um olhar mais crítico sobre o próprio trabalho. Como isso acontece?

Com dados liberados para os funcionários, eles podem verificar o que está de fato dando certo. A partir daí é possível reconhecer quais as melhores formas de produzir, quais estratégias estão dando certo e o que pode gerar resultados melhores.

Além disso, você também pode usar os dados para verificar o nível de produtividade dos colaboradores. Hoje, existem ferramentas de gestão que auxiliam nisso. Se os funcionários têm acesso ao nível de produtividade, também podem fazer uma autoavaliação e buscar a otimização do próprio trabalho.

 

O papel do gestor de dados na cultura analítica

O gestor de dados é uma figura essencial para que esta cultura passe a fazer parte da empresa. É de extrema importância que quem desempenha esta função tenha em mente que as informações coletadas serão utilizadas na forma como a empresa se posiciona no mercado, o que se torna uma vantagem competitiva.

Além disso, o gestor de dados precisa saber lidar com novos métodos e tecnologias que surjam no mercado. Também é essencial que ele saiba escolher as ferramentas corretas, que agreguem valor à rotina das equipes e facilitem a resolução de possíveis problemas. E, para isso, é preciso ficar de olho nas tendências como Big Data, Inteligência Artificial, etc.

Este profissional é fundamental para a implementação e desenvolvimento da cultura analítica dentro de uma empresa. Por meio da sua gestão será possível integrar todos os colaboradores com o objetivo em conjunto de dispor de informações claras e objetivas

 

Como criar uma cultura analítica em 4 passos

Criar uma cultura analítica não é algo que ocorre do dia para a noite nas organizações. Sua construção depende de uma série de fatores que podem ser operacionalizados em conjunto.

Desta forma, negligenciar um ou mais deles pode colocar tudo a perder. Por isso, vamos a alguns dos pontos fundamentais para a formação da cultura analítica.

  1. Mudança de mindset: Tudo começa com a mudança de mentalidade, que deve, primordialmente, iniciar com os gestores. Os executivos de negócio precisam deixar claro que a cultura analítica é um valor importante para a organização.
  2. Democratizar as informações: Outro processo fundamental para a criação da cultura analítica é promover a disseminação da informação na empresa. Isso passa por levar o analytics para as áreas de negócio.
  3. Ter objetivos claros: Engana-se quem pensa que criar uma estrutura com cientistas de dados ou contratar soluções de analytics é o primeiro passo rumo à cultura analítica.

Antes disso, a empresa precisa ter claros quais são os objetivos que deseja alcançar com o uso de analytics. Assim é possível definir as métricas certas e mapear o que precisa ser feito para acompanhá-las.

   4.Tecnologia: Por fim, mas não menos importante, a criação de uma cultura analítica está diretamente relacionada           à incorporação de tecnologias no dia a dia das áreas de negócio.

Hoje existem disponíveis no mercado ferramentas de analytics que podem ser facilmente operadas por usuários não técnicos.

Ficou interessado em implementar uma cultura analítica na sua empresa? Conte com o apoio da PD Sistemas. Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos