Contratação a distância: quais são os desafios?

Desde 11 de março de 2020, data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou que o surto do novo Coronavírus podia ser caracterizado oficialmente como uma pandemia, com um estado de transmissão sustentada nos diversos continentes, a humanidade se viu em uma situação sem precedentes, pelo menos considerando os últimos cem anos.

Na tentativa de conter a propagação desse vírus, medidas sanitárias e de distanciamento social foram adotadas por diversos países. Vários processos realizados até então presencialmente passarão a ser feitos pela tela de um computador com conexão à Internet. Na vida das empresas, as mudanças foram enormes, com muitos funcionários passando a trabalhar a partir de casa.

Tudo indica que algumas dessas mudanças vieram para ficar, mesmo depois de controlada a pandemia. De acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 90% das empresas implementou alguma medida de segurança de março para cá, e 7 a cada 10 pretendem mantê-las mesmo após o fim da pandemia.

 

No post de hoje, abordamos alguns dos desafios e das características da contratação à distância. Se a sua empresa está pensando em aderir a algumas das novas ferramentas para se adaptar ao momento ou mesmo para tornar essa tarefa algo mais ágil e conectada com séc. XXI, este post é para você. Continue a leitura e saiba mais!

 

 

Ferramentas para enfrentar os desafios

Podemos afirmar que os principiais desafios da contratação à distância passam por manter a qualidade nas contratações, da mesma forma que se tinha presencialmente. Devem-se, assim, implementar métodos e ferramentas que possibilitem uma avaliação assertiva, identificando os candidatos que tenham fit com a cultura da empresa.

Quer a empresa esteja contratando pela necessidade de substituir um funcionário ou para aumento do quadro, é necessário:

1) ter clareza das atribuições do cargo e das atividades que serão desempenhadas por esse novo profissional;

2) quais os resultados são dele esperados, e quais as competências, habilidades e atitudes que precisamos contratar;

3) ter a cultura organizacional bem definida, de modo a determinar se o potencial candidato se adequa a ela.

 

Todas essas definições ajudam a tornar a contratação à distância mais objetiva. Primeiro porque boa descrição da vaga e dos pré-requisitos ajuda a aumentar as chances de atrairmos as pessoas com perfil mais próximo do que queremos. Além disso, conseguimos nos desvincular de aspectos mais subjetivos e vieses, o que, por sua vez, faz com que tenhamos equipes mais diversificadas e sejamos uma empresa mais inclusiva.

Infelizmente, existe uma altíssima taxa de desemprego no nosso país – cerca de 14,5% (dados de final de 2020). Com isso, é esperado que a empresa receba um grande número de currículos. Por isso, ajuda muito contar com ferramentas e soluções que agilizem o processo e nos ajudem nessa análise.

 

Neste post mostramos o que a sua empresa pode fazer com o módulo de Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior, parceira da PD Sistemas. Outra ferramenta, também da Senior, é a Mindsight. Com ela, por meio do auxílio da inteligência artificial, você pode mapear aspectos como personalidade, habilidade cognitiva, social e motivacional. Ao fim, você terá o nível de correspondência do candidato àquelas definições que mencionamos inicialmente – ou seja, a ferramenta te dá o match com a vaga e o fit cultural de todos os candidatos inscritos.

 

A Mindmatch, plataforma da Mindsight, é um sistema que revela a personalidade e o grau de fit cultural dos candidatos em relação às empresas. Com ele, as empresas podem:

– enviar testes online para os inscritos – pra que ler centenas de currículos, quando você pode aplicar testes muito mais efetivos e rápidos que identificarão exatamente quem você procura?

– estabelecer um ranking de candidatos e agendar entrevistas apenas com as pessoas alinhadas à cultura organizacional, com alto grau de correspondência (match) com a vaga;

– consultar relatórios detalhados de perfil e potencial, antes mesmos das entrevistas, o que permitirá analisar melhor traços de personalidade, habilidades e potencial;

– enviar devolutivas de autoconhecimento aos candidatos.

 

Próximas etapas

Depois da primeira fase de avaliação de currículos, passamos às próximas etapas. Este é um momento em que se pode inovar, seja por meio da aplicação de estudos de caso, questionários, elaboração de textos. Por exemplo, você pode propor alguns problemas para os quais o candidato deve apresentar soluções. Para operacionalizar isso, existem ferramentas acessíveis e até gratuitas – por exemplo, as ferramentas de formulários.

Depois dessas duas primeiras etapas de triagem, podemos passar à etapa da entrevista, que, à distância, pode ser pensada como um bate-papo síncrono ou mesmo como atividade assíncrona, gravada pelo candidato para avaliação posterior. Dessa etapa, podem participar apenas os melhores das etapas anteriores.

Da mesma forma que nas entrevistas presenciais, prepare o espaço e comunique as regras para o candidato. Fale pausadamente e de forma audível, e certifique-se de que a internet é de qualidade, para evitar quedas.  Tal qual numa conversa presencial, é bom quebrar o gelo inicialmente, sem ir direto ao ponto. Isso pode ajudar um bom candidato, por mais que esteja nervoso, se sairá bem. Lembre-se de que esta é uma situação ainda nova para muita gente. Depois desse primeiro momento, ao iniciar a conversa propriamente dita, é deixar bem claro os aspectos da vaga e responsabilidades.  Mencionar a remuneração e os benefícios que a empresa oferece é também de bom tom.

 

Durante a entrevista, mantenha o foco, faça uma escuta atenta para não perder qualquer detalhe. Lembra-se de todo modo, gravar a conversa para a necessidade de conferir algum detalhe depois. Ao final, você pode ainda abrir um espaço, aproveite para tirar possíveis dúvidas sobre a vaga.

Escolhido(s) o(s) candidato(s), é hora de finalizar as contratações. Para isso, você pode contar com a Colabbe, uma ferramenta de admissão digital da Senior que garante total agilidade desde os primeiros contatos com o novos admitidos.

Sabemos que este é um momento de inúmeros desafios, mas também uma oportunidade para sair da zona de conforto e inovar. O mundo evoluiu, e os processos seletivos também! Para levar para a sua empresa quaisquer das ferramentas mencionadas neste artigo, é só entrar em contato conosco para uma avaliação agora mesmo.

 

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Até o próximo post!

 

PD Sistemas – Gestão de Resultados 

 

 

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