Reunião com equipe de diferentes idades

Como integrar as diferentes gerações no ambiente de trabalho?

As empresas estão vivenciando um grande desafio atualmente: lidar com as diferentes gerações. Sabemos que os indivíduos de cada geração são bastantes distintos uns dos outros, por isso, é fundamental que a sua organização saiba como integrá-los e extrair o melhor de cada um.

Para que todos saibam como agir em situações deste tipo, principalmente o setor de gestão de pessoas, preparamos este artigo. Nela, você encontra tudo sobre este choque de gerações, os desafios e como superar os desafios que possam surgir. Boa leitura!

Quais as gerações fazem parte do mercado de trabalho?

Antes de falarmos sobre os possíveis conflitos entre as diferentes gerações, é importante entendermos quais são elas e o que desejam. Afinal, não é apenas a idade que as separa, mas sim fatores sociais, econômicos e culturais.

  • Geração Y: nascidos entre 1982 e 1994, querem um reconhecimento rápido, buscam por trabalhos onde possam inovar e não se contentam apenas com o salário;
  • Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010, são nativos da era digital. Gostam de sentir que fazem a diferença no mundo com seu trabalho. São multitarefa, mas seu tempo de atenção é muito breve.

Estas duas gerações representam 27% e 32% do mercado de trabalho atual, respectivamente. Por isso, sua empresa precisa estar preparada para lidar com estas diferenças e extrair o melhor de cada uma delas.

Principais desafios ao lidar com as diferentes gerações

Nesse cenário, a gestão da empresa, em parceria com o setor de Recursos Humanos, tem o desafio de compreender as necessidades de cada grupo de gerações com o objetivo de evitar conflitos entre eles, elevar a produtividade e ainda reter talentos.

Isso porque cada geração tem maneiras muito diferentes de enxergar os desafios diários. Por isso, a gestão precisa desenvolver o planejamento de carreira e os benefícios pensando em atender demandas não homogêneas.

Enquanto alguns valorizarão um plano de previdência privada, outros podem preferir jornada flexível. O desafio é atender todas as expectativas, levando em consideração que a política de benefícios deve ser igual para todos os colaboradores e que toda organização precisa reter talentos, sendo eles de diferentes períodos ou não.

Formas de superar os desafios do choque de gerações

Existem diversas atitudes que podem ser tomadas para proporcionar a integração e minimizar as diferenças das gerações na sua empresa. Abaixo você encontra algumas delas, confira!

  • Oferecer programas de mentorias: Estes programas têm por objetivo unir as gerações. Assim, as gerações maduras podem ensinar e aconselhar as mais jovens sobre como gerir as carreiras;
  • Criar planos de incentivos: É importante que as empresas tenham planos de incentivos como forma de motivar seus colaboradores. Contudo, estes planos devem ser personalizados de acordo com as gerações;
  • Trocar conhecimentos: Para evitar conflitos, criar equipes com participantes de gerações distintas com a finalidade de trocar informações pode ser bem interessante. Desde que cada pessoa tenha liberdade para se expressar sem julgamentos;
  • Incentivar o diálogo: Para evitar o isolamento de uma geração, as empresas podem construir lugares para convivência. Organizar equipes com pessoas de todas as gerações é outra boa opção;
  • Valorizar as competências técnicas de cada geração: As empresas devem potencializar as diferenças, organizando seus colaboradores por meio de seus perfis. Assim, aumenta-se a interação, o diálogo e a troca de conhecimento entre as gerações.

Obtendo o melhor de cada geração

Com objetivos e visão tão distintas, é normal que atritos possam surgir no ambiente de trabalho entre profissionais de gerações diferentes. Com isso, a maioria das empresas precisa diminuir os pontos de conflito para que possam reter e atrair talentos para o seu time.

Por isso, é necessário:

  • Ouvir um ao outro e entender diferentes pontos de vista;
  • Fazer pequenas concessões;
  • Apostar na empatia, ou seja, colocar-se no lugar da outra pessoa;
  • Aprender e se aperfeiçoar com o outro, sem achar que uma geração é melhor ou pior.

Além disso, é possível mesclar a experiência das gerações maduras com a inovação e o empreendedorismo das novas gerações. Desse modo, sua empresa cresce e proporciona a satisfação dos colaboradores.

No entanto, destacamos que todas as gerações no mercado de trabalho possuem anseios iguais, dentre eles: liderança, aprendizado, metas e reconhecimento. Diante disso, é fundamental contar com uma gestão de recursos humanos de qualidade.

As diferenças entre as gerações são naturais de existirem porque, como você pode ver, estas pessoas nascem em momentos distintos e isso acaba impactando no desenvolvimento de cada um. Agora que você conhece um pouco mais sobre estas gerações, se torna mais fácil compreender os conflitos que podem existir e criar estratégias para melhorar o ambiente de trabalho.

Como você pode perceber, as empresas precisam se adaptar às novas gerações e buscar maneiras de atenuar as diferenças no ambiente corporativo. Para isso, ter o apoio da tecnologia na gestão de pessoas é fundamental.

Ficou interessado em aprimorar a sua gestão? Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como nós, da PD Sistemas, podemos te ajudar!

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos