Painel BI

Case de Sucesso: customização da solução Business Intelligence (BI)

Vivemos em uma era em que os dados são os ativos mais importantes de uma empresa. No atual contexto hiper tecnológico, em termos de relevância e valor, eles se tornaram uma espécie de “petróleo do séc. XXI”. Portanto, desprezar o impacto que eles podem trazer na hora de tomar decisões é um erro fatal para as organizações.

Mas hoje não basta apenas saber que “dados importam”. É também preciso investir em ferramentas adequadas, que sejam capazes de processar as informações e realmente transformá-las em vantagens e inteligência competitiva.

É aqui que entram as soluções de Business Intelligence (BI). Elas permitem reunir os indicadores dos vários departamentos e áreas de negócios, cruzando as informações e fornecendo subsídios concretos às ações corporativas. Simular cenários, obter relatórios detalhados, transformar indicadores em gráficos para embasar uma apresentação, receber alertas sobre o desempenho das operações: tudo isso é possível com uma ferramenta de BI.

Recentemente, atendendo as necessidades dos clientes, a PD Sistemas customizou uma destas ferramentas. Trata-se do Projeto MVP de Gestão de Pessoas no Power BI, desenvolvido com muita expertise (e também com muito café! ) pelo Gerente de Projetos Matheus Becker Feltrin.

No Case de Sucesso de hoje, damos a conhecer essa customização aplicada sobre a base de dados do produto Gestão de Pessoas da SENIOR Sistemas e mostramos o que ela traz de benefícios para os negócios e como ela pode ajudar as empresas a deixar o “achismo” de lado para abraçar uma gestão muito mais assertiva. Vem conferir!

O que é o Projeto MVP?

O Projeto MVP consiste em customização de uma solução de Business Intelligence, que tem por objetivo transformar dados em informações e indicadores de performance e de resultados. As ferramentas disponibilizadas possibilitam ao usuário analisar e tomar decisões mais fundamentadas.

Por que a customização desenvolvida para a PD Sistemas é necessária?

Com a customização proposta, o cliente tem acesso a relatórios e dashboards exatamente na medida de suas necessidades, de forma flexível, dinâmica e acessível. Totalmente projetado para as necessidades do cliente e com as características do cliente. O Projeto MVP dá acesso à visualização de informações de vários módulos diferentes – valores da folha de pagamento, informações por empresa, setor, cargo, custo, entre outros aspectos. Além disso, permite acesso a indicadores mais estratégicos, como o turnover e o absenteísmo.

A empresa pode expor à PD Sistemas as suas necessidades específicas e elas serão atendidas na disponibilização customizada. Uma indústria de determinado ramo tem necessidades de gestão, perfil de colaboradores e folha de pagamento diferentes de uma empresa ferroviária, por exemplo. Isso precisa ser levado em consideração no desenvolvimento de ferramentas de gestão estratégicas.

Assim, ao contratar o MVP de Gestão de Pessoas no Power BI, a empresa sabe que está levando para casa algo que realmente vai ao encontro da sua realidade.

Como a customização em questão ajuda o usuário final?

A tendência do mercado é evoluir cada vez mais na direção de uma parceria entre Big Data e Data Science, conforme mostra o diagrama a seguir.

processo do BI

A análise descritiva, que informa o que aconteceu, e a análise diagnóstica, que mostra por que aconteceu, estão na base do BI tradicional. Já Ciência de Dados vai além ao unir esses dois tipos de análise a outros dois: a análise preditiva e a análise prescritiva. A primeira ajuda o gestor a prever o que acontecerá, e a segunda a desenhar uma estratégia de ação, a partir de todo o contexto. Na era da transformação digital, é impensável desprezar os benefícios que advêm de todas essas análises combinadas.

Com elas, a ferramenta proposta pela PD Sistemas, aplicada sobre o produto de Gestão de Pessoas da SENIOR Sistemas, proporciona tudo o que as empresas precisam para transformar os dados relevantes em decisões fundamentadas.

Por exemplo, imagine que a sua empresa quer melhorar as práticas de admissão, pois entende que a rotatividade está sendo grande e tem afetado negativamente os resultados. Com a ferramenta em questão, é possível traçar um diagnóstico detalhado, com as estatísticas dos desligamentos que ocorreram nos últimos anos, as chefias responsáveis e as respectivas razões para a saída (a pedido, justa causa, por iniciativa da empresa). Com todas essas informações em mãos, visualizadas de forma clara e intuitiva em um dashborad, é possível traçar um plano de ação.

Como se dá o acesso ao sistema?

O Projeto MVP de Gestão de Pessoas no Power BI está conectado à base de dados da Senior Sistemas. Sendo assim, o acesso à ferramenta em questão se dá por meio do mesmo login e senha utilizado para acesso às funcionalidades da Senior já utilizadas pelo cliente, o que representa mais comodidade para o cliente.

Em cada vez mais desafiadores, é essencial buscar melhorias em todas áreas. Se você também quer levar as funcionalidades da ferramenta em questão para a sua empresa, entre em contato conosco. A PD Sistemas tem soluções que podem revolucionar a maneira que você gere o seu negócio.

PD Sistemas – Gestão de Resultados 

Veja outros conteúdos