Homem trabalhando no computador

Benefícios flexíveis: vantagens para a empresa e para os colaboradores

Atualmente, algumas empresas estão oferecendo benefícios flexíveis aos seus funcionários como forma de melhorar o engajamento e também retenção de talentos. Afinal, com a transformação digital, a oferta de vagas aos profissionais vem crescendo muito.

Entretanto, este recurso ainda é pouco explorado pelos negócios, que acabam sendo impactados negativamente pela sua falta. Ainda, esta pode ser uma excelente maneira da sua companhia se destacar no mercado e atrair profissionais mais qualificados para os processos seletivos.

Ficou interessado em adotar os benefícios flexíveis na sua empresa? Continue a leitura e descubra mais sobre o que eles são, suas vantagens e como aplicar no seu negócio.

 

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis são aqueles benefícios que a empresa oferece ao trabalhador de forma espontânea e que pode ser utilizado da maneira como cada um preferir.

Aqui, como o trabalhador tem autonomia e liberdade na hora de escolher como usufruir do benefício, eles se tornam extremamente interessantes quando falamos na retenção de talentos.

Na prática, cada colaborador receberá o mesmo valor e poderá escolher como utilizar de acordo com as opções disponíveis e em um período pré-estabelecido pela empresa.

A intenção da proposta é atender as diferentes necessidades dos colaboradores, sendo possível que cada um deles escolha o que for de mais importância para si mesmo.

Exemplos de benefícios flexíveis

Na lista de opções de benefícios flexíveis da sua empresa podem conter:

  • auxílio-alimentação;
  • auxílio-creche;
  • auxílio-combustível;
  • auxílio-cultural;
  • cartão de viagem;
  • custeio de atividades de lazer;
  • custeio de academia, dança, artes marciais e outras atividades físicas;
  • bolsa de estudos;
  • descontos em produtos e serviços;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • seguro de vida.

 

O que diz a lei

É claro que o modelo de benefícios flexíveis, assim como qualquer elemento na relação entre empregador e funcionário, está sujeito a implicações legais conforme a legislação trabalhista. A empresa precisa estar atenta a estas implicações e como elas podem favorecer ou desfavorecer a implementação do modelo.

Atualmente, não existe uma lei brasileira específica para a questão dos benefícios flexíveis, portanto, as regras para essa beneficiação são vinculadas ao art. 468 da Consolidação das Leis trabalhistas, que diz:

“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

Ou seja, realizar uma gestão de flexibilidade de pessoas não é proibido, desde que o colaborador esteja ciente das vantagens que lhes estão sendo oferecidas, desta forma o plano de benefícios flexíveis não é prejudicado.

 

6 vantagens dos benefícios flexíveis para as empresas

Como já falamos ao longo deste artigo, a adoção dos benefícios flexíveis é muito benéfica tanto para as empresas como para os colaboradores. A seguir vamos detalhar melhor alguns deles.

1. Promove a satisfação dos colaboradores

O primeiro ganho é o aumento da satisfação dos colaboradores, que personalizam os benefícios de acordo com os próprios interesses. Esta melhoria, em conjunto com o alinhamento de valores, a qualidade de vida e a perspectiva de crescimento, é fundamental para que a sua empresa seja considerada um ótimo local para se trabalhar.

2. Cria condições para retenção de talentos

Além disso, também é possível criar uma proposta de valor para os funcionários, aumentando a competitividade para manter os melhores profissionais. Resumidamente, há mais chances de atingir o objetivo dos programas de benefícios: proteger o capital humano da empresa, atraindo e mantendo talentos.

3. Reduz o turnover

A permanência de talentos tem reflexos no turnover. Quanto mais pessoas quiserem trabalhar na empresa e maior a competitividade da proposta para o colaborador, menor será a necessidade de mexer nos quadros da organização para suprir a saída de profissionais.

4. Mostra respeito às diferenças

Outra vantagem é a personalização dos pacotes de benefícios. Na prática, os benefícios flexíveis funcionam como um elemento externo da cultura organizacional que demonstra nossa preocupação com as diferenças entre as pessoas.

5. Incentiva a produtividade

Também existem bons incentivos para que as pessoas sejam mais produtivas. Os colaboradores dedicam cerca de 1/3 de seus dias para a empresa, e os retornos oferecidos são importantes para motivar e fazer esse investimento valer a pena.

6. Atribui atributos positivos à marca empregadora

Os benefícios flexíveis também ajudam a empresa a construir uma imagem mais positiva como empregadora. Neste caso, eles são um material interessante para indicar autonomia, satisfação dos colaboradores e outros atributos positivos para o público externo.

 

Conheça o Wiipo Flex: solução Sênior Sistemas para gerenciamento dos benefícios flexíveis da sua empresa

Acredito que se você chegou até aqui, está bastante interessado em ter um programa de benefícios flexíveis na sua empresa. A chave para que ele seja bem-sucedido está na gestão deste processo.

Uma forma de otimizar essa tarefa é contando com o Wiipo Flex, nova experiência de benefícios flexíveis do mercado. Com ele é possível criar, habilitar e desabilitar os benefícios que mais combinam com a sua empresa e os seus colaboradores, com total autonomia.

O Wiipo Flex ainda dispõe de aplicativo, portal de gestão para o RH, integração ao HCM (software de gestão de pessoas da Senior Sistemas), Vale Alimentação e Refeição intercambiáveis, fundos automatizados, antecipação salarial e bolsos personalizáveis.

Para saber mais sobre esta solução, entre em contato conosco. Nossos especialistas estão aguardando o seu contato para sanar todas as dúvidas a respeito do Wiipo Flex.

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para não perder as novidades da PD Sistemas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos