ERP especialista em gestão da construção

Benefícios de contar com um ERP especialista em gestão da construção

Um dos setores mais complexos é o de construção, pois exige tecnologias específicas e profissionais especializados de todos os níveis para as mais diversas tarefas. Por isso, um ERP para gestão da construção é fundamental.

Por ser muito complexa a gestão de todo processo que envolve a construção, seja de um prédio, casa ou loteamento, a falta de agilidade e assertividade nos processos pode custar caro, gerando diversos tipos de problemas para o negócio.

Assim, o uso de um sistema automatizado pode ser muito benéfico. No artigo de hoje, vamos ver como um ERP para construção pode te ajudar a otimizar seu tempo e recursos, melhorando a qualidade do seu trabalho e tornando a sua rotina mais ágil e assertiva.

 

O que você pode estar deixando passar sem um erp

Existem vários pontos que podem impactar diretamente na produtividade de uma construtora, desde a gestão de insumos e matéria-prima, até a gestão financeira.

Alguns dos pontos que você pode estar perdendo agilidade e rapidez sem um ERP, são eles:

  • Gestão de engenharia;
  • Gestão de suprimentos;
  • Controle da frota e equipamentos;
  • Gestão de Pessoas;
  • Viabilidade Financeira.

Em cada etapa do processo a velocidade com que é realizada uma tarefa, pode ser decisiva para a viabilidade de um empreendimento ou não.

Um grande ponto da construção civil é a variação constante dos custos básicos (também chamado de CUB), que muda todos os meses, com alterações conforme a região e estado do país.

Estas mudanças contínuas podem gerar um descontrole rápido do ponto de equilíbrio e da lucratividade do empreendimento, que é muito difícil de calcular manualmente, já que as obras devem ser entregues cada vez mais rapidamente.

Gestão dos insumos e pessoas

Apesar de parecer ser um tipo de recurso comum a outros negócios, a gestão de insumos e recursos humanos na construção é mais complexa, pois envolve muitas vezes mais de um empreendimento simultâneo.

Esta necessidade faz com que seja mais fácil perder o compasso das informações e acabar tomando decisões equivocadas, principalmente quando não se separar os custos por obra em andamento.

Viabilidade financeira

Sem o uso de um ERP para construção, os cálculos de custo operacional para uma obra ficam muito complexos e de difícil acerto, já que como citado, o CUB altera mensalmente.

Assim, saber se uma obra é viável financeiramente é mais complicado e pode transformar uma obra simples em um quebra-cabeça que não se encerra nunca.

Além disso, sem um ERP, consultar os preços de aquisição de insumos e quais fornecedores são os mais indicados para cada obra fica mais moroso.

Isso pode fazer uma obra de 3 meses se transformar em 6 meses ou mais.

 

O que um ERP especialista pode fazer para construção?

Um ERP é um software que melhora consistentemente o fluxo de todos os processos administrativos de um negócio e não é diferente para construção. Confira, a seguir, algumas vantagens do seu uso no setor de construção.

Otimização de processos

O ERP melhora o fluxo dos processos por automação, reduzindo a necessidade de tempo para produzir relatórios, cadastros, atividades e quaisquer atividades administrativas envolvidas.

Além disso, um sistema de gestão consegue maximizar a corrente de entrada de seus materiais e separar por obra, melhorando a visão de custo de cada empreendimento.

Padronização de processos

O ERP centraliza informações, facilitando a padronização dos processos, melhorando a clareza dos dados para os profissionais envolvidos. Isso ajuda a reduzir o tempo para tomada de decisões e potenciais erros decorrentes, já que as informações são muito mais precisas.

Com a padronização, o controle de qualidade de uma obra fica mais fácil, permitindo facilmente encontrar desvios de finalidade ou erros de construção.

Redução de custos

A redução de custos é muito importante, já que isso ajuda a maximizar os lucros e pode melhorar muito o retorno financeiro do empreendimento como um todo e não apenas o lucro final da obra.

Além disso, ajuda a ver em quais áreas existe dinheiro sendo desperdiçado e quais podem se beneficiar de um direcionamento de financeiro para impulsionar o andamento da construção.

 

Devo ou não ter um ERP para construção?

Se seu negócio vem crescendo e necessita de melhorias consistentes, que podem alavancar os resultados financeiros, melhora da qualidade das obras e padronização de todos os processos, um ERP para construção é fundamental.

Com ele você é capaz de padronizar e otimizar todos os processos envolvidos, inclusive de gestão de recursos humanos.

Entre em contato com a PD Sistemas e saiba mais sobre a nossa solução para as empresas de construção.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

 

Veja outros conteúdos