Homem usando tecnologia VR

A inovação e gamificação como ferramenta para a gestão de pessoas

Com um maior desenvolvimento da tecnologia e da qualidade de vida, é cada dia mais importante manter um bom relacionamento com os recursos humanos dentro das empresas. E a cada ano isso vem se tornando mais evidente e necessário, principalmente com a digitalização de diversos trabalhos.

A tecnologia impulsiona todos os dias o nascimento de novos produtos e serviços, que se tornam necessidades e em muitos casos indispensáveis ao cotidiano.

Nesse sentido, a evolução do RH (Recursos Humanos) para acompanhar essa crescente é fundamental. Desta maneira, no artigo de hoje, vamos analisar os impactos que a tecnologia vem causando no setor e os possíveis resultados que podem gerar na gestão de pessoas em todos os níveis de negócio.

 

Gatilhos de mudança

Todos os dias são criadas inovações em diversos níveis que mudam a perspectiva das interações das pessoas envolvidas em um produto ou serviço.

Estas alterações são diretamente sentidas no âmbito da gestão de pessoas, que deve acompanhar as mudanças e gerar o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis para criar o melhor ambiente de trabalho para os profissionais envolvidos.

Tudo isso vem seguido de gatilhos e necessidades, como as interações proporcionadas pela digitalização de serviços e as vendas por meio de e-commerce. Isso acabou levando os clientes a desejarem receber produtos o mais rapidamente possível.

Esta nova realidade faz com que a gestão de RH deva ser tão rápida quanto as mudanças comportamentais dos clientes das organizações, priorizando resultados melhores e mais rápidos.

 

Digitalização do RH

Para obter resultados melhores e com uma maior agilidade, a gestão de pessoas, deve ser rápida e para isso, a digitalização é um processo sem volta. Ela é uma inovação da tecnologia que torna mais rápido todos os processos do RH, desde o recrutamento e seleção de novos colaboradores até a gestão interna destes novos talentos.

Com os processos digitalizados, o uso de softwares especializados está cada vez mais frequente, inclusive com o uso de IA (Inteligência Artificial) nos processos de captação de novos talentos.

Além disso, o processo de digitalização introduz uma nova forma de comunicação para gestão de pessoas, o mundo dos aplicativos e da gamificação.

Aplicativos e a gamificação

A cada avanço da tecnologia, novos aplicativos são lançados para diversos segmentos e o RH não fica de fora. Com a necessidade de se comunicar de maneira mais eficaz e encontrar o melhor caminho para interação entre equipes e pessoas, o uso de aplicativos e da gamificação está surgindo como uma grande tendência.

Com a gamificação, a gestão de pessoas tem um potencial de atingir mais colaboradores, já que de acordo com pesquisa PGB (Pesquisa Games Brasil), cerca de 72% das pessoas fazem uso de jogos, com idade de 18 a 54 anos.

A gamificação faz com que objetivos-chaves virem “prêmios” das mais variadas formas, o que aumenta o engajamento de todos os envolvidos no processo, facilitando o atingimento de metas.

Este processo pode ser aplicado em qualquer nível da empresa, de forma a revelar os melhores resultados e agilizar toda a cadeia de trabalho da empresa.

A interação de gamificação pode ser feita inclusive de forma digital, para facilitar a comunicação e agilizar na obtenção dos resultados. No entanto, o uso digital vai muito além de gamificação e comunicação na gestão de pessoas.

Os aplicativos para smartphone criam meios de facilitação para a gestão de pessoas ao introduzir a integração de diversos serviços privados e de governo com o eSocial por exemplo, capaz de unificar todas as informações trabalhista de uma pessoa.

Além disso, o mercado vem evoluindo para além de se comunicar, mas também criar meios de reter e melhorar seus colaboradores na vida profissional e social.

Neste sentido, o uso de plataformas digitais que levem educação e ensino ao colaborador e aplicativos que tragam possibilidades financeiras e ajudem na obtenção de informações importantes vem sendo adotada também.

 

Evolução que não para

Todo o processo de digitalização e melhoria de comunicação e interação com todos os colaboradores de uma organização tem evoluído, mas ainda tem muito a melhorar para conseguir acompanhar de forma mais ágil a velocidade das mudanças.

Por isso sua empresa deve estar atenta às constantes alterações e inovações na gestão de pessoas, visando um ambiente de trabalho melhor e mais eficiente.

Para saber mais sobre sistemas de gestão de pessoas, entre em contato conosco! Estamos sempre atentos ao que há de mais moderno no âmbito do RH. Tenho certeza de que podemos ajudar muito a sua empresa!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para não perder as novidades da PD Sistemas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

PD Sistemas – Gestão de Resultados

Veja outros conteúdos