Mulher trabalhando

A Gestão de Pessoas e o pós-“tudo isso”

Sabe aquele famoso ditado que recomenda “prognósticos só no fim do jogo”? Pois então. Essa máxima calcada na sensatez é especialmente bem-vinda em cenários muito complexos, em que as informações mudam vertiginosamente e em que é difícil prever o rumo que as coisas podem tomar.

“Muito complexo” certamente descreve bem o contexto em que vivemos nos últimos meses. Em pouco tempo, a pandemia do novo Coronavírus mudou radicalmente o mundo e exigiu medidas inéditas em diversas áreas de negócios e atividades humanas.

Mas este período de crise vai passar e o que importa, neste momento, é saber quais dessas mudanças serão perenes. Embora naturalmente desafiador, esse exercício de fazer prognóstico com o jogo em andamento é extremamente necessário, porque só ele pode ajudar as empresas a se adiantarem, buscando uma melhor adaptação àquilo que já se convencionou chamar de “novo normal”.

É a esse exercício que nos dedicamos no post de hoje. Nele, mostramos quais mudanças são esperadas no setor de Gestão de Pessoas (ou de RH) e o que a sua empresa precisa saber para acompanhar o pós- “tudo isso”. Continue a leitura e saiba mais sobre o que está por vir!

 

Trabalho remoto é tendência

Uma das medidas implementadas por muitas empresas para diminuir as chances de propagação do Coronavírus foi a determinação do trabalho remoto (ou “home office”) para as suas equipes. Os funcionários passaram a trabalhar de suas casas e, para isso, a tecnologia teve um papel absolutamente essencial.

Pois bem. Pesquisas recentes têm nos mostrado que a tendência do trabalho remoto vai continuar após a crise do Coronavírus. É claro que cada empresa tem a sua realidade específica, mais ou menos adaptável a esse novo modelo. Por isso, é importante frisar que estamos falando de uma tendência, ou seja, de algo observável para um número considerável de organizações.

Por exemplo, de acordo com pesquisa da ISE Business School, 80% dos gestores disserem ser favoráveis a esse novo modelo. Outra pesquisa, desta feita da FGV, prevê que adoção do trabalho remoto pode crescer 30% no Brasil após a pandemia. Um dado interessante da pesquisa da ISE, é que 60% dos entrevistados afirmaram que trabalhar a partir de casa ajudou a melhorar a eficiência e a produtividade dos funcionários.

Mas nem tudo são flores, claro. Esse novo regime de trabalho impõe desafios às empresas, nomeadamente na área da tecnologia. Segurança dos dados, que ficam mais vulneráveis à ação de hackers, necessidade de readequação de equipamentos, formas de acesso remoto a sistemas internos e controle da produtividade a distância são alguns exemplos disso. Logicamente, as empresas precisarão se adequar a essas novas necessidades.

 

O papel fundamental da Gestão de Pessoas no pós-pandemia

No pós-pandemia, a preocupação com o capital humano vai se acentuar – afinal, a saúde dos colaboradores passa a depender diretamente das decisões das empresas. Portanto, podemos prever que a Gestão de Pessoas vai ter um papel ainda mais fundamental. Garantir uma retomada segura e cuidar do bem-estar e da segurança de todos no dia a dia vão ser novas atribuições dos profissionais de RH.

Adotar o trabalho remoto – que, como vimos, é tendência – vai também implicar mudanças, desde o modo de bater ponto e à forma de aferição da produtividade e do desempenho, por exemplo. Além disso, na retomada para a nova normalidade, vai ser extremamente necessário reforçar os canais de comunicação interna, para fazer chegar informações clara e objetivas aos colaboradores e garantir proteção e segurança a todos.

Por tudo isso, a tecnologia vai ser maior uma aliada da gestão de RH, que passará a ser feita, em larga escala, de forma digital. Podemos, assim, falar de um “RH digital”.

 

Por uma transformação digital do RH

A transformação digital das atividades das empresas de vários setores já era uma tendência pré-pandemia. Como dissemos no item anterior, no pós-pandemia, essa transformação vai ser especialmente sentida pelo departamento de Gestão de Pessoal. Vejamos alguns pontos-chave dessa nova realidade:

– Gestão do ponto

Provavelmente, a sua empresa já conta com um sistema de registo de ponto eletrônico – em vez de registrar em um pedaço de papel a hora de chegada e saída, o colaborador pressiona a digital em um sensor, e o software registra a sua presença. Mas depois da pandemia, em empresas com trabalho presencial, não será mais viável ter inúmeras pessoas tocando a mesma superfície sem intervalos para higienização.

Uma solução é recorrer a inovações como apps de ponto diretamente instalados no smartphone do colaborador. Esses app permitam o registro da entrada e saída com touch ID, entre outros recursos.

 

– Formas de seleção e recrutamento

A retomada ao trabalho será “contactless”, ou seja, com medidas de redução do contato entre seres humanos. Nesse contexto, a admissão digital é a solução para contratar novas pessoas com segurança. Além de entrevistas a distância, a tecnologia viabiliza, por exemplo, a possibilidade de os contratados fazerem o upload dos seus documentos pessoais em uma plataforma própria para esse fim e assinarem digitalmente o contrato de trabalho.

 

– Inteligência artificial

Com o trabalho remoto implantado também no setor de Gestão de Pessoas, é importante ter acesso a dados a distância. Pensando nisso, a Senior, parceria da PD Sistemas, criou a Sara no WhatsApp, uma solução de Inteligência Artificial que transforma o RH em um RH 24×7 para todos os colaboradores.

Os dados ficam disponíveis a qualquer dia e a qualquer horário de forma rápida e simples. De dúvidas sobre o 13.º a saldo de férias, todos passam a ter acesso descentralizados sobre suas vidas funcionais. Isso permite ao RH se dedicar a outras questões e desafios, que não serão poucos, conforme já mostramos.

Em tempos cada vez mais desafiadores, é essencial estar preparado.  Para implementar uma Gestão de Pessoas conectada com o pós – “tudo isso”, conte com as soluções da PD Sistemas e da Senior, nossa parceira. Quer saber mais sobre o que temos para implementar a transformação digital do RH que abordamos neste artigo? Entre em contato conosco agora mesmo.

Bom, por hoje, é tudo. Para receber outras dicas práticas voltadas para os negócios e continuar se atualizando constantemente, assine a nossa Newsletter e siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no  FacebookInstagram e no Linkedin.

Até o próximo post!

PD Sistemas – Gestão de Resultados 

Veja outros conteúdos